Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Descumprimento do decreto

Vigilância Sanitária registra 18 autuações em menos de uma semana em Santa Cruz

Foto: Divulgação/Secom

Fiscalização da Vigilância Sanitária em Santa Cruz do Sul

Somente na primeira semana do mês de agosto, a Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul já contabiliza mais 18 autos de infração emitidos em cumprimento ao decreto municipal de enfrentamento à Covid-19. O número é referente ao período de 1º a 6 de agosto. Desde o início das fiscalizações, em março, já foram 245 autuações por desrespeito às regras.

Nos primeiros seis dias, também foram registradas 620 fiscalizações e 15 notificações por irregularidades. Já em todo o período de ações foram 22.429 estabelecimentos fiscalizados e 1.240 notificados. De acordo com a Vigilância Sanitária, diversas denúncias são recebidas diariamente, relatando descumprimentos do decreto. Entre 22 de março e essa quinta-feira, 6, o número chegou a 4.976.

LEIA TAMBÉM: Saiba para quem denunciar irregularidades durante a pandemia em Santa Cruz

Publicidade

Para facilitar o acesso da população aos órgãos responsáveis por cada situação, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma aba no site da Prefeitura informando exemplos de irregularidades, quem acionar diante de cada caso e os telefones para contato. Veja a seguir:

– Jogos de futebol ou outros esportes em condomínios e quadras esportivas para locação: denuncie para a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp 51 99529-3026.

– Cheguei ao mercado, o estabelecimento está lotado: denuncie para a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp 51 99529-3026.

Publicidade

– Realização de bingos, tanto na cidade quanto no interior: ligue para a Brigada Militar, no 190.

– Vi um ônibus lotado ou com pessoas sem máscara: ligue para a Secretaria de Transportes, no número 3715-3611, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Fora desse horário, denuncie para a Vigilância Sanitária.

– Vi uma pessoa sem máscara na rua: ligue para a Brigada Militar, no telefone 190.

Publicidade

– A loja não dispõe de álcool gel na entrada para os clientes: denuncie à Vigilância Sanitária pelo número 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp.

– Os atendentes da loja não utilizam máscaras: denuncie à Vigilância Sanitária pelo número 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp.

– Tem uma festa de aniversário na casa do meu vizinho: denuncie à Brigada Militar, pelo número 190.

Publicidade

LEIA MAIS: Vigilância de Santa Cruz autua quatro estabelecimentos em três dias

– No meu condomínio, estão realizando eventos no salão de festas: quando ocorrerem entre as 8 horas e a meia-noite, as denúncias podem ser feitas diretamente para a Vigilância Sanitária, pelo contato 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp. Após esse horário, a Brigada Militar deve ser acionada (190).

– Tem uma aglomeração de pessoas em frente a uma distribuidora de bebidas: ligue para a Brigada Militar, no 190.

Publicidade

– Passei por uma praça (no Centro ou no bairro) e vi aglomeração: ligue para a Guarda Municipal (153).

– Presenciei aglomerações em vias públicas (Avenida do Imigrante, loteamentos etc.): ligue para a Brigada Militar, no 190.

As denúncias poderão não ser verificadas imediatamente, tendo em vista que seguirão os fluxos de demandas dos órgãos.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.