Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Linha Pinheiral

Atendimentos no Hospital Veterinário vão começar de forma gradativa

Foto: Bruno Pedry

Com instalações modernas e tecnologia de ponta em Linha Pinheiral, o hospital será um dos mais equipados do interior do Estado

Na próxima quarta-feira, 12, acontece a inauguração do primeiro Hospital Veterinário do Vale do Rio Pardo. A solenidade, que terá início às 14h30, será no formato híbrido – em parte presencial, com a participação de um pequeno grupo de representantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Prefeitura de Santa Cruz, mas também transmitida pelas plataformas digitais da Unisc. A estrutura de 2 mil metros quadrados fica à margem da RSC-287, em Linha Pinheiral.

O diretor do Hospital Veterinário, Maurício Borges da Rosa, explica que a inauguração contempla apenas o espaço físico, pois os atendimentos deverão ocorrer de forma gradativa após o retorno das aulas presenciais na Unisc, previstas para o fim de agosto. “No primeiro momento serão desenvolvidas atividades acadêmicas, o que é o foco principal do hospital. Depois que estivermos bem estabilizados e com uma equipe treinada, iniciaremos os serviços via Prefeitura e, na sequência, o atendimento de animais de toda a região de forma particular”, disse.

LEIA MAIS: Hospital Veterinário será inaugurado em agosto

Publicidade


O funcionamento do hospital será 24 horas por dia, a cargo de profissionais de Medicina Veterinária e alunos da Unisc. No entanto, o horário do atendimento externo ainda está indefinido. Rosa explica que o hospital pertence à Unisc, mas uma parceria com a administração municipal permite que os serviços sejam prestados via convênio para tutores carentes do município.

“A Prefeitura atua como nossa parceira, ela fez a cedência da área e em contrapartida temos um convênio. Mas quem define como será o cadastro, analisa a situação de renda e define quem tem direito por meio desse convênio é ela. Outra questão que também deve ser definida pelo Município é como esses animais serão levados ao local, se pelos seus tutores ou por outro meio”, comentou.

LEIA MAIS: Hospital Veterinário começa os atendimentos em agosto

Publicidade

Embora a estrutura para atendimentos veterinários emergenciais e eletivos para animais de grande porte esteja praticamente concluída, a primeira fase vai contemplar apenas animais menores. “Vamos iniciar com animais pequenos. Acredito que mais para o final do ano já estaremos atendendo os demais”, disse. Inicialmente a equipe do hospital será composta por nove funcionários – veterinários, gestores administrativos, auxiliar de raio-x, de laboratório e limpeza. Bolsistas da Unisc também irão integrar a equipe.

O diretor definiu o complexo, dotado de instalações atuais e tecnologia de ponta, como um dos mais modernos do interior do Estado. “Vamos ter um laboratório de patologia veterinária que faz necropsia e análise de tecidos, uma novidade na região. Isso vai nos possibilitar a avaliação de neoplasia. Esse serviço, antes, era feito apenas em laboratórios em Porto Alegre e Santa Maria, e agora poderemos evitar o deslocamento para grandes centros”, afirmou Maurício Borges da Rosa.

LEIA MAIS: Veja como vai ficar o hospital veterinário de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.