Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Em Pinheiral

Hospital Veterinário dará início às atividades após nove meses de obras

Após nove meses de obras, o Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz (Unisc), que será referência para o Vale do Rio Pardo no atendimento clínico e procedimentos mais complexos em animais de pequeno e grande porte, será inaugurado.

A cerimônia que acontece nesta quarta-feira, 12, a partir das 14h30, será no formato híbrido – com a presença de poucas pessoas e transmitida nas plataformas digitais da universidade. O prédio de dois pavimentos, com 2 mil metros quadrados, está localizado às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz do Sul.

Segundo o diretor do hospital, Maurício Borges da Rosa, no fim deste mês começarão as aulas no local. Os atendimentos via convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul estão previstos para setembro. Essas consultas ocorrerão mediante agendamento, a cargo do Município. A expectativa é de que em outubro seja possível abrir as portas para atendimento ao público em geral, de forma particular.

Publicidade

LEIA MAIS: Atendimentos no Hospital Veterinário vão começar de forma gradativa

Assim, neste primeiro momento, o Hospital Veterinário será destinado às aulas práticas de Medicina Veterinária, atendendo a uma exigência do Ministério da Educação (MEC), de que os estudantes disponham de ambiente adequado para isso.

No mês que vem serão realizados os atendimentos por meio do convênio do Município, para animais que pertencem a famílias de baixa renda ou procedentes do Canil Municipal, ou trazidos por ONGs ou protetores independentes. O cadastro e autorização desses atendimentos serão de responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Entre os serviços oferecidos estarão atendimentos emergenciais e eletivos, vacinas, raios X, ecografia, tratamento oncológico, internação, cirurgias e análises laboratoriais de suporte (laboratórios de patologia e exames histopatológicos, de análises clínicas, parasitologia, microbiologia e reprodução), além de atendimento a animais silvestres. O funcionamento do hospital, quando estiver em atividade plena, será 24 horas por dia, a cargo de profissionais de medicina veterinária e alunos.

Investimento

O investimento de R$ 6 milhões faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Unisc. O termo de cooperação prevê, além da cedência do espaço físico pelo Município por 20 anos, o repasse de R$ 1 milhão para a reforma dos ambientes internos e externos. Já a aquisição de mobiliário, equipamentos e insumos necessários foi viabilizada com recursos da universidade, assim como a prestação dos serviços hospitalares, por meio do trabalho de acadêmicos e professores.

LEIA TAMBÉM
Veja como vai ficar o hospital veterinário de Santa Cruz
Unidades de atendimento veterinário vão ceder anestésicos aos hospitais

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.