Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-VRP

Segunda etapa da pesquisa do Cisvale ocorre neste final de semana

Após estimar que cerca de 10,4 mil pessoas já tiveram contato com o novo coronavírus no Vale do Rio Pardo, a pesquisa Covid-VRP tem a sua segunda etapa neste final de semana. Serão aplicados 1.063 testes rápidos em 14 municípios. No sábado, 15, e domingo, 16, servidores e profissionais da saúde irão percorrer regiões urbanas e rurais de Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

LEIA MAIS: Pesquisa estima que 10,4 mil pessoas na região já foram infectadas pelo coronavírus


A exceção é Santa Cruz do Sul. Na cidade, os estudantes dos cursos da área da Saúde da Unisc realizarão a coleta no domingo, dia 16, na zona rural. Na área urbana, o trabalho ocorre na segunda e na terça-feira, dias 17 e 18. O motivo é a sétima rodada, no final de semana, do estudo da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) no município.

Publicidade

“Pedimos mais uma vez a colaboração da população para receber bem os pesquisadores em suas residências. O estudo é fundamental para termos uma dimensão da Covid-19 na região, possibilitando aos prefeitos e gestores a tomada de decisões de forma técnica”, disse o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares.

LEIA MAIS: Quais são os sintomas mais frequentes de quem teve resultado positivo na região


A pesquisa COVID-VRP

Publicidade

O estudo terá quatro etapas de realização de testes a cada duas semanas. A previsão é de que a última ocorra nos dias 12 e 13 de setembro. A abordagem é aleatória de acordo com os dados do IBGE, apontando os bairros, ruas e casas onde os testes serão realizados.

Para o teste é coletada uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa sorteada. Os entrevistadores também fazem perguntas a respeito dos hábitos de distanciamento social e questões epidemiológicas.

LEIA MAIS: Cerca de mil testes são aplicados na primeira etapa da pesquisa do Cisvale

Quatorze municípios do Vale do Rio Pardo consorciados ao Cisvale participam do estudo, totalizando uma população estimada em 359 mil habitantes: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.