Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Governo rejeita recurso e região de Santa Cruz fica em bandeira vermelha

Foto: Reprodução

Mapa definitivo do sistema, entre 25 e 31 de agosto

Foi divulgado no fim da tarde desta segunda-feira, 24, o mapa definitivo do modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul para a semana entre os dias 25 e 31 de agosto. A região 28, referenciada por Santa Cruz do Sul, teve o recurso negado e ficou na bandeira vermelha, pela primeira vez, desde a adoção do sistema.

A região foi para o nível alto de risco relacionado à Covid-19, principalmente, por causa do aumento no número de hospitalizações por causa da doença na semana passada. Na divulgação do mapa definitivo, o governador Eduardo Leite afirmou que a redução “abrupta” de leitos disponíveis na macrorregião dos Vales fez com que o recurso não fosse aceito. O mesmo valeu para a região de Lajeado, que também fica na bandeira vermelha.

LEIA MAIS: Domingo de sol leva muita gente às ruas em Santa Cruz do Sul

Publicidade


Seis municípios da região 28 – a referenciada por Santa Cruz – se enquadram na Regra 0-0 do sistema e não precisam endurecer as medidas, mesmo com a bandeira vermelha para a região. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu e Vale do Sol. Estes municípios não tiveram registros de mortes ou internações por Covid-19 nos últimos 14 dias. Os demais municípios da R28 são: Candelária, Mato Leitão, Rio Pardo, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

LEIA TAMBÉM: Região vai apresentar recurso à bandeira vermelha

Regras por setor

Publicidade

A bandeira vermelha prevê mais restrições ao funcionamento do comércio, que pode atender de forma presencial apenas em quatro dias da semana, por, no máximo, sete horas diárias, entre 9 e 17 horas. Os dias em que a abertura é permitida devem ser definidos por decreto da Prefeitura. A regra vale tanto para comércio de rua, quanto para lojas que funcionam dentro de centros comerciais.

A maior parte das atividades de Indústria e Construção Civil têm, com a nova classificação, restrições ao emprego da força de trabalho: o teto de operação é de 75% dos trabalhadores.

No setor de alimentação, a prevenção também é intensificada. Os restaurantes podem atender, de forma presencial, em até cinco dias da semana, por, no máximo sete horas diárias, entre 9 e 17 horas. A lotação máxima dos ambientes é de 25%. À noite, alimentos só podem ser comercializados por telentrega, drive-thru e pegue e leve. Lancherias não podem ter atendimento presencial, nem mesmo para almoço.

Publicidade

Atividades educacionais ficam totalmente restritas ao ensino remoto na bandeira vermelha, mesmo para aulas individuais, de idiomas, artes e esportes, por exemplo. As exceções são atividades práticas essenciais para a conclusão de cursos da área da Saúde, nos níveis Ensino Médio Técnico subsequente, Superior e Pós-Graduação.

Academias de ginástica devem atuar com, no máximo, 25% dos trabalhadores e as atividades ficam restritas a atendimentos individualizados, com, no máximo, 16 metros quadrados por cliente atendido. A limitação a 25% do emprego de mão de obra vale também para salões de beleza e barbearias, que podem seguir com atendimentos individuais e distanciamento, mínimo, de quatro metros entre os clientes. Celebrações religiosas devem ocorrer com ocupação máxima de 10% da capacidade do espaço ou, no máximo, 30 pessoas (o número que for menor).

Os demais protocolos podem ser acessados no site do modelo estadual.

Publicidade

Governador apresentou mapa definitivo nesta segunda-feira. Assista:

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.