Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Até resposta do Estado, Vale do Rio Pardo segue na bandeira laranja

Foto: Alencar da Rosa

Com a confirmação nessa segunda-feira, 24, de que o Vale do Rio Pardo (R 28) está na bandeira vermelha, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) encaminhou ao Estado o plano estruturado de cogestão do modelo de distanciamento controlado. No documento, as autoridades definem que a região tem estrutura para continuar em bandeira laranja, como nas semanas anteriores. Enquanto não recebe o retorno do Estado, os municípios vão continuar seguindo as regras da bandeira laranja. A exceção ocorre em Santa Cruz do Sul que entra na bandeira vermelha, a partir desta quarta-feira, 26, enquanto é aguardado o resultado do pedido de cogestão.

LEIA MAIS: Governo rejeita recurso e região de Santa Cruz fica em bandeira vermelha

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta terça-feira, 25, o presidente da Amvarp e prefeito de Candelária, Paulo Butzge, diz que essa decisão foi tomada entre 11 prefeitos que participaram de uma reunião na noite de segunda e foram unânimes. “Nosso plano estruturado, avalizado por uma equipe técnica e pelos integrantes do Centro de Operações de Emergência (COE) regional foi encaminhado e acreditamos que será aprovado pelo Estado. O governo tem 48 horas para dar uma resposta. Enquanto isso, já que o governador Eduardo Leite compartilhou com as regiões essa responsabilidade de gestão, e amparados pelos jurídicos dos municípios, entendemos que podemos seguir na bandeira laranja até que o documento de cogestão seja analisado e julgado.”

LEIA MAIS: Região encaminha nesta terça proposta de cogestão ao governo do Estado

Publicidade

O que diz o documento
Butzge salienta que ao longo do tempo o Governo do Estado mudou algumas regras na bandeira vermelha como, por exemplo, a abertura do comércio não essencial desde que com alguns regramentos como horário de início do atendimento mais tarde e fechamento da loja mais cedo. Ainda, redução no número de funcionários. “Nas semanas anteriores fomos colocados em vermelho e com recurso não entramos. Com esse documento de cogestão, em síntese, argumentamos que os dados apresentados pela região são dados que correspondem à bandeira laranja. Tivemos óbitos, mas não um aumento, estamos estagnados. Somos das poucas regiões que fizeram pesquisa de soroprevalência e isso é um argumento positivo”, esclarece.

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.