Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Restauração

Obra da Casa de Cultura de Vera Cruz será concluída na próxima semana

Restauro do prédio histórico, executado numa parceria entre o Rotary Club e a Prefeitura, deve ser concluído na próxima semana

O restauro da Casa de Cultura de Vera Cruz deve ser concluído na próxima semana. A reforma realizada em parceria entre o Rotary Club e a Prefeitura está praticamente pronta, após nove anos de espera. A parte final foi possível com um recurso de R$ 20 mil, proveniente da Câmara de Vereadores e mão de obra do município.

A reta final dos trabalhos contou com alguns retoques na pintura, a limpeza do exterior e a colocação de vidros, que foi feita por uma empresa contratada, segundo o secretário de Obras, Maiquel Aretz. “A gente fez também a calçada ao redor da casa visando o uso de piso tátil. Em um trecho fizemos o plantio de grama para realçar a casa, depois a lixação do piso e a aplicação de um produto para revitalizar.”

LEIA MAIS: Reforma da Casa de Cultura de Vera Cruz fica pronta em agosto

Publicidade


De acordo com o responsável pelo restauro da Casa de Cultura e membro do Rotary Club Vera Cruz, Ivan Armando Marx, a reforma, que foi assumida pela entidade em 2011, está praticamente pronta, mas a data de abertura do local ainda não foi definida. “Não sabemos como entregar essa obra para a comunidade. Tínhamos intenção de fazer uma inauguração convidando a imprensa e os patrocinadores que propiciaram fazer o restauro. Só que, com a troca da cor da bandeira, teremos que ver a melhor forma. Vamos analisar junto com a Prefeitura como proceder na entrega.”

No período de reforma, o prédio recebeu telhado, novas aberturas, assoalho e forro. “Praticamente toda a casa foi restaurada, foi aproveitada a estrutura das paredes, mas todo o resto foi mexido”, disse Marx. Nas últimas semanas foram providenciados os rodapés e rodaforros, bem como o ajardinamento.


“O corpo da casa foi refeito, aproveitou-se somente a estrutura. Fizemos tudo isso mantendo as características originais do projeto, excetuando as instalações elétricas e hidráulicas, que não existiam na época em que a casa foi construída”, explicou o responsável. As melhorias incluíram a instalação de banheiros feminino, masculino e com acessibilidade. Uma rampa de acesso também foi criada na entrada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O fim de uma era em Vera Cruz: Guido Hoff vai se aposentar

“É um sentimento de dever cumprido e alívio ao mesmo tempo, foram nove anos nesta batalha, não posso dizer outra palavra para definir isso”, frisou Marx. Conforme o secretário Aretz, os últimos ajustes serão a limpeza do exterior com a retirada de entulhos, a aplicação de britas em parte dos fundos e na lateral do prédio, além da aplicação de piso tátil para deficientes visuais.

LEIA TAMBÉM: Estudantes comemoram aniversário de Vera Cruz com atividades em casa

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.