Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sustentabilidade

Com captação de energia solar, conta de luz da Asan deve cair 60%

Foto: Alencar da Rosa

Parceria vai proporcionar à Asan economia de 60% no consumo de energia elétrica

A Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (Asan) foi beneficiada com a instalação de 166 placas fotovoltaicas, o que resultará em uma média de 60% em economia de energia elétrica. Na tarde dessa quinta-feira, 27, os parceiros no desenvolvimento do projeto estiveram no local para fazer a entrega oficial. O total investido foi de R$ 220 mil.

Segundo a gerente de Assuntos Corporativos da Universal Leaf Tabacos, Nelza Lau, a empresa avalia os projetos encaminhados a cada fim de ano e decide onde aplicar recursos de incentivo fiscal. Nesse caso, a escolha foi pelo Conselho Municipal do Idoso. “A empresa sempre prioriza a destinação de recursos para projetos que beneficiem as comunidades onde ela está inserida, como é o caso da Asan”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Asan recebe doação de alimentos para os internos

Publicidade


A Afubra foi representada pelo tesoureiro Marcílio Laurindo Drescher e pelo consultor de vendas Erik Gassen. A entidade contribuiu com o levantamento de preços e o detalhamento do projeto de instalação e engenharia, além do fornecimento das placas. “Conseguimos elaborar um projeto com valores acessíveis, tudo com preço de custo, para auxiliar a Asan”, sublinhou Drescher.

Clubes de serviço também participam da iniciativa. O Rotary Club Santa Cruz do Sul Oeste arrecadou recursos por meio do 30º e 31º Baile dos Destaques, com apoio da Gazeta Grupo de Comunicações. Já o Lions Club Centro realizou o 18º e o 19º Rotary Lions Fest. De acordo com o presidente do Rotary Oeste, José Eraldo da Rosa Gonçalves, é importante agradecer à comunidade pela participação nos eventos. “As pessoas que compareceram aos bailes puderam contribuir conosco na aplicação de recursos na Asan, juntamente com parceiros”, comentou.

LEIA MAIS: Asan precisa de doações para cuidar dos idosos

Publicidade


Segundo a ex-presidente do Lions Centro e atual integrante da Lions Clubs International Foundation, Marilucia Franceschetti, a alegria pela realização dos eventos materializou-se na execução do projeto. “Tivemos grandes festas e agora podemos comemorar pela efetivação do propósito, que era beneficiar a Asan.”

Para o coordenador da Asan, Marco Moraes, o local tem capacidade para a instalação de mais 30 placas no futuro. “O projeto será de grande valor para o asilo, que terá uma economia média de R$ 6 mil na conta de luz”, exaltou. Já o presidente da Asan, Wilson Pessoa da Silveira, avalia o incremento na qualidade de vida dos idosos como a maior conquista. “Temos uma estrutura acanhada, mas o trabalho realizado pelos diversos profissionais é gigante. Nossa recompensa é o agradecimento de cada idoso. Nos apaixonamos por cada um deles, e eles nos dão ânimo”, enfatizou.

LEIA MAIS: Aumentam as denúncias de violência contra os idosos em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.