Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Fechadas por causa da pandemia, casas de festas acumulam prejuízos

Suspensão dos eventos prejudica não só realizadores, mas profissionais de decoração, som, segurança, DJs, fotógrafos e outros

Um dos primeiros setores a cancelar suas atividades por causa da pandemia do novo coronavírus, o de casas de shows e festas pode ser um dos últimos a retomar o funcionamento. Sem realizar eventos há cinco meses, os empresários tentam driblar os prejuízos com alternativas como lives, venda de produtos e serviços de alimentação. Mesmo voltados para públicos diferentes, os locais enfrentam dificuldades e prejuízos similares, sem uma previsão concreta de retorno.

As casas de festa LaBarca Show Club e Las Vegas estão fechadas desde 19 de março. Proprietária dos espaços com o marido Ilvo Drescher, Josiane Cristiane Schmitz faz as contas do prejuízo. Antes da pandemia, os espaços empregavam 18 pessoas por evento, incluindo atendentes, seguranças e músicos. Alguns dos funcionários conseguiram emprego na indústria fumageira durante a safra, enquanto outros – músicos, por exemplo – estão totalmente parados.

LEIA TAMBÉM: Casas de festas infantis querem retomada das atividades em Santa Cruz

Publicidade

Clube está parado, pois não possui alvará para outra atividade


Além de suspender os contratos com os artistas, os empresários perderam todo o estoque de bebidas, pois não conseguiram vender tudo a preço de custo antes do vencimento. “No clube LaBarca não tem outra atividade a não ser bailes, porque o alvará de atividade daquele espaço está liberado somente para festas, mas o espaço Las Vegas já tinha, além de bailes, o alvará de restaurante porque existiam os jantares-bailes antes da pandemia”, conta Josiane.

O casal chegou a cogitar a realização de lives no espaço, mas não obteve autorização. Atualmente, a única atividade possível é o restaurante. “Tudo está devagar no momento, como para todos, porque ninguém sai de casa, então o momento é muito complicado. Já está fechando quase meio ano que não podemos trabalhar, e não temos perspectiva de quando vamos poder voltar.” A proprietária acredita que as festas só terão público quando a vacina for liberada.


Já na Legend Music & Bar, no Centro, a última festa foi realizada em 14 de março. Conforme o sócio-administrador Cristiano Sehn, o prejuízo inclui, além do investimento imobilizado sem faturamento, os custos fixos de aluguel, manutenção, impostos, água e luz, além dos próprios sócios da empresa que estão sem renda. “Tínhamos em torno de 20 colaboradores, levando em consideração funcionários com carteira, empresas terceirizadas e freelancers, sem contar os produtores de eventos, bandas e DJs. Os contratos, em um primeiro momento, foram suspensos. Porém, devido à incerteza sobre o retorno das atividades, decidimos demitir os registrados e rescindir os contratos com as empresas terceirizadas”, explica.

Publicidade

No fim de maio, a casa noturna propôs, em parceria com a Pé de Coelho Filmes, Estúdio Boca de Sons e Stop!, um projeto de lives chamado “Salve a Cena”, para arrecadar fundos para os músicos locais. No entanto, devido às restrições do poder público a iniciativa acabou sendo cancelada. “Este projeto não minimizaria a crise para nós, seria apenas uma maneira de ajudar o meio artístico que ficou sem renda também.”

Sem atividade, empresa teve que fazer demissões e rescisões


Em setembro, será lançada uma coleção de camisetas com imagens das artes feitas por Rafael Barletta nas paredes da Legend. Conforme Cristiano, a venda dos produtos deve gerar receita e, se der certo, pode virar uma linha de souvenirs da marca. Preparados para manter a casa fechada até o fim do ano se for necessário, os empresários aguardam que a situação melhore e pretendem reabrir apenas quando a legislação permitir e houver condições de segurança.

LEIA TAMBÉM: Gabinete de Emergências nega pedidos de mais dois ramos de atividades

Publicidade

Retorno

A maior parte dos proprietários de locais e organizadores de festa ouvidos pela Gazeta pretende reabrir seus estabelecimentos apenas quando a vacina estiver disponível ou a legislação permitir, com condições segurança e controle dos casos de Covid-19.

Lives se tornam alternativa na pandemia

Publicidade

Além das casas noturnas, outro setor de eventos prejudicado pelas medidas de distanciamento social foram as festas de música eletrônica ou raves. Segundo o organizador da 4Btz, William Knorst, a única edição do ano ocorreu em janeiro. Já a festa programada para março foi cancelada no início da quarentena. “Optamos por não realizar o evento, pensando na saúde do público. Desde lá já se foram três edições da 4btz que teríamos neste ano.”

Além de trabalhadores de empresas terceirizadas, o cancelamento dos eventos prejudica equipes de decoração, som e estrutura, segurança, designers, fotógrafos, DJs e produtores musicais. “Desde que a quarentena começou, realizamos algumas lives gratuitas com DJs internacionais e nacionais, gerando entretenimento para o nosso público de forma consciente”, relata.

Como os eventos são realizados em ambientes ao ar livre, Knorst acredita que o setor tenha alguns benefícios, mas acredita que o retorno só será possível acatando as mudanças necessárias para garantir a saúde de todos. “Quando a legislação permitir, iremos voltar com todas as exigências solicitadas, para conseguir realizar o evento com segurança. Os produtores e o público deverão estar comprometidos para que isso aconteça”, garante.

Publicidade

Conforme o organizador da festa PVT da Galera, Estevan Schwendler, o evento anual foi cancelado e, mesmo com atuação de amigos e terceirizados, há prejuízo envolvido. “Estamos pensando em fazer uma live agora em setembro, mais como perpetuação da marca do que para receita.” Para ele, o retorno das atividades deve acontecer somente quando os protocolos autorizarem e as condições sejam seguras para o público e o pessoal envolvido. Schwendler acredita ainda que a reabertura das festas ao ar livre não contribuiria para o aumento dos casos.

LEIA TAMBÉM: Senado aprova auxílio emergencial a artistas


Para entender

Perdas
O prejuízo das empresas que dependem de eventos é imenso em todas as regiões. “Esse setor engloba não só os locais onde as conferências e seminários são feitos. Mas as empresas de alimentação, de audiovisual, hotéis que hospedam os participantes de fora”, diz o presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Alexis Pagliarini. Toda essa cadeia amargou, segundo ele, perdas de R$ 50 bilhões por mês na quarentena, somados os números de todo o país.

Risco
Para o infectologista Pedro Mendes Lages, do Hospital Samaritano e da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a arquitetura dos centros de eventos é o principal fator de risco. “São lugares fechados, acarpetados, sem janelas e com ar-condicionado. Com o número de novos casos que temos agora, ainda é muito arriscado realizar eventos assim”, diz ele. O problema, segundo ele, não é a contaminação cruzada (quando uma pessoa se infecta por tocar em algo contaminado). “Num evento longo, as pessoas vão tocar nas máscaras, ajustá-las. Se houver alguém contaminado no ambiente, o vírus vai se espalhar por gotículas, com ajuda do ar-condicionado.”

LEIA TAMBÉM: Em um ano atípico, programação da Semana da Pátria terá formato diferenciado

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.