Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reabertura das escolas

Menos da metade dos alunos retorna para aulas na região

Foto: Freepik.com

Uma reunião online na manhã desta terça-feira, 20, vai definir quais escolas do Vale do Rio Pardo estão em condições de reabrir nesta quarta-feira, 21. Nas últimas semanas, as instituições da rede estadual na região têm se preparado para o retorno das aulas presenciais, adquirindo equipamentos de proteção individual (EPIs), além de materiais de limpeza e higienização. Porém, conforme levantamento feito na semana passada pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação, menos de 50% dos pais de alunos pretendem permitir o retorno dos filhos.

Em entrevista à Rádio Gazeta nessa segunda-feira, 19, o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o Chiquinho, explicou que uma webconferência vai reunir as direções de todas as escolas e avaliar quais têm reais condições de retorno, já preparadas com os equipamentos. “Tem escolas que, pela sua própria infraestrutura local e devido ao baixo número de estudantes, teriam condições. Muitas adquiriram máscaras e material de higiene pela própria verba da autonomia que é depositada, mas além dessa verba o Estado está fazendo uma ampla distribuição.”

LEIA MAIS: Todas as regiões do Estado podem ter aulas presenciais nesta semana

Publicidade

Porém, a situação é mais complicada nas instituições com grande número de alunos, ou que ainda não receberam os EPIs. As condições para a volta são o colégio ter um Centro de Operações de Emergência Escolar Local (COE-E Local) formado. O comitê é formado por três pessoas: um representante da direção, um representante da comunidade escolar – preferencialmente pai ou mãe de aluno – e um representante da área da higienização. Além disso, a escola deve ter um plano de contingência e um plano sanitário.

Os pais devem assinar um termo de responsabilidade para todos os alunos menores de 18 anos, dando ciência de que concordam com o retorno. “Neste momento é facultativo para a família e o aluno, então deve haver a ciência do pai de que ele está de acordo. Se não estiver de acordo com o aluno voltar, ele se compromete, através do termo, com a continuidade das aulas e atividades no remoto”, explica Moura. Pais que indicaram o retorno e mudaram de ideia podem entrar em contato com a escola, assim como os que deram retorno negativo e vão enviar os alunos.

LEIA MAIS: Veja como as escolas estaduais estão se preparando para a volta dos alunos

Publicidade

Moura admite que o número de alunos retornando será baixo, mas isso porque, neste momento, a prioridade são estudantes com dificuldade de aprendizagem ou problemas no acesso à internet. “Se o aluno está bem na plataforma, tem os equipamentos e sua aprendizagem está bem, não entra na prioridade.” Cada escola também possui autonomia para o sistema de aulas – dia sim e dia não, ou uma semana sim e uma semana não para cada metade dos alunos. No entanto, mesmo com a volta das atividades presenciais, as aulas continuam normalmente na plataforma.

A orientação é que os alunos com febre ou sintomas gripais não compareçam. A temperatura deles será verificada. Se houver sintomas respiratórios, a família será chamada e o estudante será encaminhado para atendimento, com o retorno presencial às aulas condicionado à liberação ou orientação de um profissional da saúde. Alunos ou trabalhadores que realizarem teste para Covid-19 deverão permanecer afastados de suas atividades até o resultado do exame.

O calendário de retorno prevê para hoje webconferência da 6ª CRE com as escolas. Para amanhã, está prevista a retomada das aulas presenciais na rede estadual para os alunos de Ensino Médio. No dia 28 deste mês, deve ocorrer o retorno do Ensino Fundamental (anos finais, do 6º ao 9º ano); e em 12 de novembro, a volta do Ensino Fundamental (anos iniciais, do 1º ao 5º ano).

Publicidade

LEIA MAIS: Ato pede volta às aulas com segurança

Atenção aos cuidados

Algumas escolas em Santa Cruz estão entregando cartilhas aos pais e responsáveis com as medidas de prevenção. Conforme o conteúdo, os alunos devem se encaminhar diretamente para a sala de aula ao chegar na escola e evitar a formação de aglomerações na chegada e na saída.

Publicidade

Os cuidados incluem ênfase no correto uso dos EPIs, higienização das mãos e superfícies, além de respeitar o distanciamento físico. Os alunos são encorajados a manter os cabelos presos e evitar o uso de adornos como anéis e brincos, além de não ter contato físico mediante apertos de mão, abraços e beijos.

O uso de máscara será obrigatório. É recomendado que os estudantes levem uma máscara reserva para fazer a troca. Será proibido o compartilhamento de alimentos, utensílios e garrafas, e os bebedouros estarão desativados. Atividades esportivas coletivas estão suspensas.

LEIA MAIS: Governador divulga protocolos para a volta às aulas presenciais

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.