Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vida sustentável

Semana Lixo Zero de Santa Cruz discute a destinação de resíduos

Débora: inserir práticas no cotidiano

A 2ª Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul começou nessa sexta-feira, 23, e vai até o dia 1º de novembro em todo o país. O evento, idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e coordenado pelo Coletivo Lixo Zero Rio Grande do Sul, vai contar com 72 ações sobre sustentabilidade e educação ambiental na sua programação, que neste ano será diferenciada para respeitar o distanciamento social.

Em Santa Cruz do Sul, a maior parte das ações será realizada virtualmente, em razão da pandemia. Serão momentos para discutir a redução do lixo, a correta destinação e o reaproveitamento de materiais e para acionar a imaginação para transformar recicláveis em brinquedos e até decoração. Neste ano, 11 voluntários estão envolvidos na organização.

LEIA TAMBÉM: Aumento de contêineres em Santa Cruz incentiva separação de lixo

Publicidade

Segundo a embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz, a engenheira ambiental Débora Leonhard da Silva, as últimas semanas foram de intenso trabalho. “O grupo de voluntários atuou convidando pessoas físicas, empresas e entidades a se engajarem na semana. Assim, mais do que apenas promover a conscientização, novos porta-vozes trarão ensinamentos pertinentes sobre práticas sustentáveis que podem ser facilmente inseridas no cotidiano. A programação está bem variada e temos certeza de que algum dos papos sugeridos vai agradar a quem busca um estilo de vida mais sustentável”, avalia.

Ações no formato drive-thru também fazem parte da programação, bem como ecopontos de diferentes tipos de resíduos, de pilhas a esponjas. Haverá coleta de resíduos sólidos em parceria com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) nesse sábado e no próximo, quando a comunidade poderá descartar recicláveis como papel, papelão, plástico, vidros e metais, além de óleo de cozinha saturado, resíduos eletrônicos e esponjas usadas.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura altera dias e horários da coleta convencional de lixo

Publicidade

Assim como na primeira edição, o dia sem sacolinhas plásticas acontece na próxima quarta-feira, 28. “É um dia em que toda a comunidade pode se engajar, repensando, nem que seja por 24 horas, o seu consumo de sacolas plásticas e, quem sabe, adotando dali para frente a prática das sacolas reutilizáveis de pano ou outros materiais”, lembra Débora. O ecoponto de tampinhas, que será em parceria com o programa Tampinha Legal, acontece nos dias 28 e 29 no estacionamento do Miller Independência. O recurso será destinado para entidades cadastradas no programa.

A primeira edição realizada em 2019 no município contou com 45 voluntários, 64 ações, 36 empresas e instituições parceiras e engajadas na programação, 7,2 mil pessoas envolvidas nas atividades, 3,5 toneladas de resíduos coletados e destinados corretamente e distribuição de cem sacolas de pano, cem copos reutilizáveis e cem lixeiras de carro feitas de lonas usadas.

LEIA TAMBÉM: Quantidade de lixo produzida em Santa Cruz se mantém estável durante a pandemia

Publicidade

Dicas sustentáveis

– Separe corretamente seus resíduos sólidos em casa – recicláveis (papel, metal, vidro e plásticos limpos); orgânico (restos de frutas e verduras, erva-mate, café) e rejeito (lixinho do banheiro), e encaminhe para a coleta seletiva do município.

– Descarte corretamente suas máscaras descartáveis, juntamente com o lixo do banheiro. Elas são rejeitos. Se possível, dê preferência para as máscaras reutilizáveis, que são mais ecológicas.Para se proteger da Covid-19 lave bem suas mãos, mas mantenha a torneira fechada no momento de ensaboar, economizando água.

Publicidade

– Aproveite as diversas opções de aplicativos e faça suas reuniões online. Além de agilizar seu trabalho você economiza tempo, diminui o número de carros circulando e reduz a emissão de gases na atmosfera.Na hora de fazer suas compras lembre-se que nem sempre os resíduos recicláveis são efetivamente reciclados. Então sempre que puder opte por produtos duráveis.

– Descarte corretamente as caixas de pizzas, que em sua grande maioria são recicláveis. Encaminhe-as para a cooperativa de catadores.

– O dia 28 de outubro será o “Dia D” sem sacolas plásticas. Leve a sua sacola de pano ao supermercado e faça a feira sem sacolas plásticas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Saiba como descartar os restos de móveis e entulhos

Saiba mais

O evento tem por objetivo difundir o conceito lixo zero, que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis, orgânicos e industriais e a redução do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração.

O evento deste ano contará ainda com lives e postagens orientando sobre a gestão de resíduos sólidos e um guia ilustrado sobre separação e destinação final de resíduos, com recomendações práticas para os cidadãos de santa Cruz do Sul. Estará disponível para download desde essa sexta-feira. Acompanhe todas as novidades da Semana Lixo Zero no instagram @lixozeroscs e confira a programação completa e inscreva-se acessando o site https://linktr.ee/LixoZeroSCS.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz produz 2,6 mil toneladas de lixo por mês

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.