Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VIGILÂNCIA

Levantamento aponta índice baixo de infestação por Aedes aegypti em Santa Cruz

Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti | Foto: Agência Estadual de Notícias do Paraná

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, divulgou nesta terça-feira, 15, o resultado do Levantamento de Índice Rápido (Lira), realizado no período de 30 de novembro a 11 de dezembro deste ano. O município melhorou na classificação, passando de médio para de baixo índice de infestação por Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

No período em questão, a Vigilância Epidemiológica efetuou coletas por amostragem em um quantitativo de 5% dos imóveis existentes em cada um dos 39 bairros que compreendem o perímetro urbano. Foram coletadas no total 59 amostras, das quais 12 resultaram positivas – Santa Vitória (3), Avenida (1), Goiás (1), Bom Jesus (1), Senai (2), Bonfim (3) e Esmeralda (1).


LEIA MAIS: Levantamento para apurar infestação do mosquito da dengue começa na segunda

Publicidade

A divisão de bairros para fins de coleta ocorreu por extratos, sendo um total de cinco. Desses, apenas um não registrou amostra positiva. Foi o extrato número três, que compreende os bairros Independência, Universitário, Renascença, Germânia, Linha Santa Cruz, Country, Jardim Europa e Santo Inácio.

De maneira geral, o levantamento revelou dados melhores do que os verificados no levantamento anterior, realizado há cerca de um ano, quando foram apresentados resultados críticos em três dos cinco bairros visitados. A baixa incidência de chuvas, durante os trabalhos de coleta, podem ter influenciado no resultado de agora.

Para uma melhor avaliação, um novo levantamento deverá ser executado dentro de 60 dias. Enquanto isso a Vigilância segue realizando o trabalho de prevenção através dos agentes de endemias.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Máquina vai auxiliar a combater a dengue em Venâncio Aires

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.