Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

APLICATIVO

Saiba como obter a versão digital do documento do veículo

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) anunciou uma novidade para 2021: não vai mais encaminhar aos proprietários o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de forma impressa, no papel.

A partir do próximo ano, o documento estará disponível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e poderá ser acessado pelo smartphone, de qualquer lugar. O formato é semelhante ao que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Mas quem preferir ainda pode imprimir por conta própria o CRLV no site do Detran/RS.


Para utilizar o documento virtual, é necessário instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para as plataformas Android e iOS. Feito isso, o passo seguinte é fazer o cadastro na plataforma do governo federal, processo que dura poucos minutos.

Publicidade

Depois o condutor deve cadastrar o CRLV no aplicativo, e para isso são necessárias informações presentes no Certificado de Registro do Veículo (CRV), popularmente conhecido como DUT – usado na transferência do veículo. Com o cadastro pronto, o documento (que é de porte obrigatório) fica disponível no smartphone para acesso a qualquer momento.

LEIA MAIS: Inicia o pagamento antecipado do IPVA com desconto

Ainda dentro do aplicativo é possível acessar a CNH digital, consultar infrações e outros serviços. Para informar a população a respeito das mudanças, desde 16 de dezembro o Detran/RS realiza campanhas em jornais, rádios, televisão e mídias sociais. Apesar de não ser mais impresso, os condutores ainda precisam pagar a taxa de licenciamento. Já a taxa de expedição foi extinta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmeras ajudarão a encontrar veículos com IPVA vencido

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.