Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Autoajuda e finanças lideram a venda de livros na pandemia

Foto: Rafaelly Machado

Na Iluminura, além de autoajuda e desenvolvimento pessoal, obras sobre política, história e filosofia atraíram interesse dos clientes

Um ano atípico em função da pandemia e de meses de distanciamento social, 2020 teve inúmeras mudanças nos hábitos dos santa-cruzenses. Uma das práticas renovadas nesse período mais caseiro foi o hábito da leitura, o que refletiu nas vendas de livrarias e lojas da cidade. A Gazeta do Sul visitou os principais estabelecimentos que vendem livros no município e a avaliação foi unânime: o ano passado teve um grande aumento na procura por literatura. Entre os títulos mais procurados, encabeçam a lista os livros de auto ajuda e finanças pessoais, como confirmado por todos os entrevistados.

Segundo o livreiro e social media da Livraria e Cafeteria Iluminura, Pedro Zinn, além de livros didáticos e obrigatórios em escolas, os mais procurados foram os de autoajuda e de negócios. O mais vendido do período foi O poder do agora. “Os livros de administração e finanças pessoais, que já costumavam vender muito, no ano passado venderam ainda mais”, conta. Outros temas de interesse dos clientes foram política, história e filosofia. Conforme Pedro, o ano também teve poucos lançamentos em relação a 2019.

LEIA MAIS: Livros: sugestões de autores e obras para ler em 2021

Publicidade

Foto: Rafaelly Machado

O que surpreendeu a equipe da livraria foi que os títulos que saíram ainda no ano passado e falavam sobre a pandemia, apesar de serem recentes e abordarem o assunto do momento, não venderam tanto. “O pessoal não queria ler sobre esse assunto, queriam outras coisas.” Obras sobre cuidados pessoais, saúde mental, e muitos livros sobre meditação e mindfulness também estiveram entre os mais buscados nos últimos meses.

Na Cometa Livraria e Papelaria, a procura aumentou em 2020, de acordo com o vendedor Renan Elias Dalavina. “Devido à pandemia, o público buscou bastante essa alternativa de hobby. No ano inteiro, estiveram em alta os livros de autoajuda, que falam sobre controle de ansiedade e hábitos, além dos de empreendedorismo, são os gêneros que saem mais.”

Houve a procura ainda por autores consagrados, como Lucinda Riley e Stephen King, livros que se tornaram filmes ou séries de tevê recentemente, e também por obras de suspense. Outro aumento registrado, segundo o vendedor, refere-se a títulos sobre feminismo, como o mais vendido do ano na livraria: Mulheres que correm com os lobos.

Publicidade

LEIA MAIS: Consciência Negra: confira dicas de livros para pensar o tema

Os livros empresariais, financeiros e de desenvolvimento humano foram os mais procurados na Nascente Multiloja, segundo a gerente Márcia Núbia Pereira. “Os adultos procuram mais livros de autoajuda e de negócios, já os adolescentes buscam mangás, como a coleção do Naruto, e gibis, como os da Turma da Mônica. Já os idosos buscam mais palavras cruzadas e livros do tipo passatempo.” Apenas o livro O milagre da manhã, de Hal Elrod, vendeu mais de cem exemplares desde a abertura da loja, em março.

Entre as opções de literatura que incluem clássicos e edições em capa dura, o escritor mais procurado pelo público é Stephen King. De acordo com Márcia, no local é possível fazer encomendas de títulos específicos, além de parcelar as compras de livros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Livro Fernão Capello Gaivota completa 50 anos

Espiritismo e negócios

Conforme um dos proprietários da A Banca, René Jordan, os títulos mais procurados no ano passado foram os de autoajuda, espiritismo e negócios. “Não tem um título ou autor específico, mas compraram muitos livros sobre finanças e ajuda na organização das contas”, conta. Segundo ele, o ano de pandemia teve alta procura de livros, revistas e palavras cruzadas, sobretudo clientes comprando para pais ou avós que estavam em isolamento e não podiam sair de casa no período.

Mesmo com um mês fechado em razão da pandemia, a Tabacaria do Shopping Santa Cruz apresentou aumento de vendas em 2020. De acordo com a proprietária, Márcia Inês Ripplinger, muitas pessoas só ficaram sabendo nos últimos meses que o local tem livros à venda. Os mais comprados foram os de autoajuda e finanças, além de títulos infantis e quadrinhos de super-heróis da Marvel e DC Comics. Entre os autores mais populares estão Monja Coen, Augusto Cury e Mark Manson. “Nós fazemos pedidos toda semana, então sempre temos títulos novos e trabalhamos em geral com os livros mais vendidos”, explica.

Publicidade

Na Clip Grafitte, as obras mais buscadas foram as de autoajuda e desenvolvimento pessoal, títulos como O poder da ação, O milagre da manhã, A sabedoria da transformação e O poder do hábito e outros sobre temas profissionais e melhoria na vida pessoal. As vendas de livros infantis foram consideradas surpreendentes, principalmente cartilhas de alfabetização, utilizadas pelos pais em casa para ajudar no ensino dos filhos pequenos, que estavam sem aulas presenciais.

LEIA MAIS: Dia Nacional do Livro: influenciadores fazem leituras coletivas em vídeo

MAIS PROCURADOS

Publicidade

O milagre da manhã – Hal Elrod
O poder do agora – Eckhart Tolle
Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés
21 lições para o século 21 – Yuval Noah Harari
A coragem de ser imperfeito – Brené Brown
Anne de Green Gables – Lucy Maud Montgomery
Sol da meia-noite – Stephenie Meyer
Pai rico, pai pobre – Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter
O poder do hábito – Charles Duhigg
A revolução dos bichos – George Orwell
Homo Deus – Yuval Noah Harari
Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker
A irmã do sol – Lucinda Riley
Do mil ao milhão – Thiago Nigro
O grande livro do Ho’oponopono – Luc Bodin e Nathalie Bodin
1984 – George Orwell

LEIA TAMBÉM: A Banca: um lugar de resistência para difusão da cultura no município

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.