Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Safra 2020/2021

Abertura oficial da Colheita do Arroz terá transmissão pela internet

Evento divulga, a partir da estação experimental da Embrapa situada em Capão do Leão, os avanços tecnológicos na cultura

A 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz – safra 2020/2021 ocorre a partir desta terça-feira, 9, e se estende até quinta-feira, 11, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. O evento, que está programado para acontecer de forma híbrida – com transmissão pela internet – tem como um dos principais patrocinadores o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

O objetivo é desenvolver o setor orizícola, reunindo produtores, autoridades, entidades e empresas do agronegócio do arroz com a finalidade de divulgar os avanços científicos e tecnológicos na cultura, além de discutir a realidade socioeconômica do setor em níveis nacional e internacional. O evento reunirá produtores de diversas regiões do País, engenheiros agrônomos e técnicos, agentes políticos e as principais instituições de pesquisa e ensino do setor, além das empresas que mais investem em tecnologia agrícola no mundo.

LEIA TAMBÉM: Com maior valorização, arroz retoma área plantada na região

Publicidade


Nesta 31ª edição, o tema “Os novos rumos do sistema de produção” estará no centro dos debates do evento. Serão três dias de roteiro técnico nas vitrines tecnológicas, palestras, fóruns, Prêmio Pá do Arroz, feira e dinâmicas. E no último dia – quinta-feira – ocorrerá o ato simbólico da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.

Em janeiro, o governador Eduardo Leite recebeu de representantes do Irga e da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), dentre outros, o protocolo sanitário para a abertura. O presidente da Federarroz, Alexandre Azevedo Velho, detalhou as diversas ações que serão tomadas para a proteção contra a Covid-19 das pessoas que comparecerem presencialmente.

LEIA TAMBÉM: Preço da saca de arroz bate recordes consecutivos

Publicidade

Agricultura irrigada

A estimativa é de 800 visitantes por dia durante a programação da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento terá atividades online e presenciais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SenarRS), um dos patrocinadores das atividades, terá uma equipe na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado para prestar esclarecimentos sobre o Programa Agricultura Irrigada, um curso em seis módulos que esclarece os produtores rurais sobre os sistemas existentes e suas aplicações.

“O Programa Agricultura Irrigada tem como objetivo apresentar aos participantes ferramentas importantes para conviver com situações adversas, como por exemplo períodos de seca. E não só isso, mas otimizar seus sistemas produtivos por meio do bom uso e gestão da água”, explica o engenheiro agrônomo Henrique Padilha, do departamento de Formação Profissional Rural do Senar-RS.

A irrigação será tema de destaque na abertura da colheita. Os painéis e debates convocarão os produtores a conhecer e a aderir aos mais modernos e sustentáveis métodos de manejo de lavouras, em favor da redução de custos e do aumento da produtividade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Áreas plantadas devem permanecer estáveis na região

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.