Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Voluntariado

Projeto oferece apoio psicológico a profissionais da área da saúde

Um projeto voluntário desenvolvido por duas psicólogas oferece atendimento para profissionais da saúde nos Vales do Rio Pardo e Taquari. A iniciativa “Quem cuida do cuidador?” é voltada para funcionários de hospitais que estejam atuando na linha de frente da pandemia de Covid-19.

O projeto foi idealizado pelas psicólogas Hamanda Dal Molin Saccol e Lilian Thais Konzen. A ideia surgiu da experiência das colegas de profissão no estágio em Psicologia Hospitalar durante a graduação na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Por essa razão, conhecemos as demandas e rotinas da instituição hospitalar, bem como a importância do cuidado em saúde mental para o trabalhador nesse contexto”, explica Lilian.

Já o voluntariado faz parte das ações das profissionais desde a formação e também é fruto da política comunitária da Unisc. “Não poderíamos deixar de colaborar e nos disponibilizar, nesse momento de crise em saúde, para cuidar daqueles que atuam diariamente cuidando de todos nós, aproximando a Psicologia do social.” O projeto é mantido apenas pelas duas psicólogas, mas há outras iniciativas semelhantes na região, como o grupo “Juntos com a Saúde SCS”, que agrega 24 profissionais.

Publicidade

A proposta é oferecer atendimento psicológico gratuito de forma virtual para os profissionais de saúde, visando ao cuidado e alívio do sofrimento psíquico e emocional que essas pessoas possam estar enfrentando com a lotação dos hospitais e esgotamento dos recursos humanos. “Trata-se de suporte fundamental para os indivíduos que lidam diariamente com demandas altamente estressoras, como o adoecimento, o cuidado, a morte e o sofrimento, sendo um espaço laboral que impacta a saúde mental do trabalhador”, aponta Lilian Konzen.

LEIA MAIS: Projeto oferece avaliação e atendimento psicoterápico gratuitos na região

Como colaborar
Profissionais da saúde que atuam em hospitais nos Vales do Rio Pardo e Taquari e têm interesse em participar do projeto podem entrar em contato com as psicólogas através do Instagram, nas contas @ liliankonzenpsi e @hamandadalmolinpsi, ou também por e-mail no [email protected] e [email protected].

Publicidade

“É essencial que o profissional da saúde possa vivenciar seu sofrimento, acessando espaços que visem ao acolhimento e à expressão dos pensamentos, sentimentos e emoções através da fala e da escuta, produzindo saúde mental, o que impacta positivamente tanto no trabalhador quanto no atendimento oferecido aos pacientes.”

Além de convite aos profissionais que necessitem de apoio psicológico, Lilian e Hamanda ampliam o convite a outros psicólogos que tenham interesse em colaborar com o grupo.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.