Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HABITAÇÃO

Prefeitura define data para a entrega de 400 casas em dois loteamentos

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Cada residência tem 45,31 metros quadrados, composta por dois dormitórios, banheiro, sala e cozinha integrada

Uma das metas da prefeita Helena Hermany para os primeiros 100 dias de governo, a entrega das moradias de dois loteamentos em Santa Cruz do Sul, o Santa Maria e o Mãe de Deus, localizados na Zona Sul, está próxima de virar realidade. O sorteio das 400 unidades, sendo 284 no Mãe de Deus e 164 no Santa Maria, ocorre em abril.

Nessa quarta-feira, 24, a prefeita Helena Hermany e o secretário de Habitação, Valdir Bruxel, trataram do tema com a superintendência da Caixa Econômica Federal, em Santa Maria. A prefeitura trabalha com a data de 12 de abril, a primeira segunda-feira após o centésimo dia de governo, para a entrega das moradias às famílias carentes contempladas. A solenidade deve contar com representantes da Caixa e do governo federal.


LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz alinha entrega das casas do Santa Maria e Mãe de Deus

Segundo o secretário, a construção das moradias está praticamente finalizada pela construtora ALM, de Venâncio Aires, faltando agora a ligação às redes de água, esgoto e luz. Conforme Bruxel, para que isso aconteça sem transtornos aos proprietários, a família contemplada não pode ter débitos com Corsan e RGE. O secretário adianta ainda que a dívida pode ser negociada e parcelada.

Publicidade

Apesar de contratempos como chuva e as restrições da bandeira preta no distanciamento controlado do governo estadual, a meta da Prefeitura é fazer a entrega das chaves dentro dos primeiros 100 dias do governo Helena Hermany.


O secretário ressalta que o objetivo da prefeitura é tirar as famílias carentes da vulnerabilidade e trazer para o conforto de um lar. “São casas de alvenaria, com piso alvenaria e forro com chapa. São residências com toda a qualidade para aqueles que primam por uma casa própria. É uma casa de bonecas”, define.

LEIA MAIS: Reunião discute entrega de casas nos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria

Publicidade

Bruxel lembra que a lista com as famílias contempladas já está fechada. O sorteio previsto para abril só vai definir a localização das moradias aos futuros proprietários. “Eventualmente, em alguns casos precisam ser feitas trocas, como em falecimentos, por exemplo. Mas nestes casos, buscamos alguém que more na mesma área dessa outra pessoa.”

Dia da mudança

Para a transferência das famílias às unidades, o secretário prevê um cronograma escalonado para evitar aglomerações. “Em tal dia será para moradores de determinado bairro, que já saberão qual é a casa e terão a chave. Naquele mesmo dia será feita a demolição da casa em que a pessoa morava, em área irregular.”

LEIA MAIS: Casas do Mãe de Deus e do Santa Maria serão entregues em abril

Publicidade

Cada moradia tem 45,31 metros quadrados, com sala de estar e jantar, cozinha, dois dormitórios, banheiro e área de serviço. As estruturas são equipadas com sistema de aquecimento de água pela luz solar. Em outubro do ano passado, a prefeitura entregou as primeiras 116 unidades às famílias contempladas no Loteamento Mãe Deus.

LEIA MAIS: Primeiras residências do Loteamento Mãe de Deus são entregues

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.