Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Encantado

VÍDEO: Cristo esculpido de 43 metros é o assunto dos Vales

Construção, que agora recebeu cabeça e bracos, teve início em 2019 e fora paralisada em março do ano passado, com a pandemia | Foto: Konce Agência/Divulgação

De braços abertos sobre o Vale do Taquari, o Cristo Protetor de Encantado já abençoa, em meio à pandemia. Criado a partir da iniciativa popular e pelo ex-prefeito Adroaldo Conzatti, que acabou morrendo por complicações da Covid-19, a obra é um símbolo de esperança em meio à incerteza do vírus. O projeto prevê uma estátua de 43 metros, cinco a mais do que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, tornando o monumento um dos maiores do mundo. Se o clima permitir, a inauguração do espaço deve ocorrer em dezembro.

O ano era 2019 e a pandemia ainda não ameaçava o mundo. Em conversa informal com um padre de Encantado, o ex-prefeito Conzatti prometeu erguer um Cristo para proteger o município. Começava aí uma grande mobilização para a arrecadação dos recursos (cerca de R$ 2 milhões) para a construção da estátua no ponto mais alto, o Morro das Antenas. De qualquer lado que se olhe em Encantado e nas cidades vizinhas, é possível ver que o Cristo abraça a região. “O ex-prefeito disse que tinha de ser o maior Cristo, por isso, o projeto foi criado para ter essa dimensão toda”, conta Jonas Calvi (PTB), que era vice de Conzatti. Desde 19 de março ele co manda a Prefeitura, após a morte do seu sucessor.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na casa de Santos Dumont

Adroaldo Conzatti foi internado por complicações com a Covid-19, e acabou morrendo após sofrer uma queda no banheiro do hospital, o que provocou um coágulo no cérebro. Na semana passada, foram içados os braços e a cabeça da estátua. “Temos certeza de que ele presenciou esta imagem de uma visão muito mais privilegiada do que a nossa”, garante Calvi, ao se emocionar.

Publicidade

O projeto prevê uma estátua de 43 metros, cinco a mais do que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro | Foto: Fotos: Konce Agência/Divulgação

Emoção que tomou conta do município e dos arredores. À medida que avança a construção, que tem concluída 70% da parte estrutural da escultura, Encantado cresce em orgulho. Fora o terreno, doado por uma família encantadense, todo o valor utilizado no projeto vem de doações. “A autoestima tem se multiplicado em nosso município. Estamos todos muito felizes”, define Calvi.

A obra é coordenada por pai e filho: Genésio Gomes Moura, conhecido como Ceará, e seu filho, Markus Moura. Do alto dos elevadores e andaimes, começam agora a tecer o manto de Cristo, em meio ao concreto, aço e barras de ferro. “Ele está sendo feito de cima para baixo, e essa parte da obra já está 35% concluída. Tudo dependerá do clima do inverno. O Morro das Antenas é bastante úmido, e venta muito por lá, mas nossa expectativa é de que a estátua esteja pronta no fim do ano.”

LEIA TAMBÉM: Refúgios para férias tranquilas em tempos de pandemia

O acesso ao Cristo se dá pelo parque municipal Lagoa da Garibaldi, no centro de Encantado. Uma estrada de 2,5 quilômetros será pavimentada, esta sim com recursos públicos, para melhorar o acesso ao monumento. Na área onde fica o Cristo serão construídos banheiros e um ponto de apoio aos visitantes do monumento.

Publicidade

Mobilização mantida em meio ao caos
Rafael Fontana é membro da Associação Amigos de Cristo, entidade criada para captar os recursos e tocar o projeto. Segundo ele, o início do processo ocorreu em 2019, antes da pandemia do coronavírus. “Em março do ano passado, quando começou a incerteza em torno da doença, o projeto foi paralisado, sendo reiniciado em setembro”, explica.

Fontana conta que a mobilização é como um alento, uma esperança em meio a tantas notícias negativas sobre mortes e dificuldades causadas pelo coronavírus ao redor do mundo. Esperança que se renova na participação comunitária. “Ainda faltam recursos para a obra, mas todos os dias recebemos muitas doações, e elas ocorrem das mais variadas formas. A partir de R$ 10,00, a comunidade está engajada em ajudar”, comemora Fontana.

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo recria rotas de turismo para driblar efeito da pandemia

Publicidade

De acordo com ele, toda a repercussão após as postagens nas redes sociais acabou contribuindo para ampliar a participação popular na obra, que deve alavancar o turismo na região. “Teremos de preparar a região para que Encantado e todo o Vale do Taquari saibam receber os turistas que virão atrás da proteção de Cristo”, complementa o prefeito Jonas Calvi.

Até o prefeito do Rio já se manifestou
No último fim de semana, Eduardo Paes, prefeito do Rio, cidade sede do até aqui maior Cristo da América Latina, fez referência ao Cristo Protetor de Encantado. No Twitter, Paes publicou a foto da construção de Encantado e ao lado uma imagem do Redentor, de braços abertos na Baía de Guanabara. E escreveu: “Construir estátua maior é moleza. Quero ver ter esta vista.” Isso tudo porque o Cristo Protetor terá 43 metros da base até o topo, cinco a mais do que os 38 do Redentor, esculpido em pedra-sabão no alto do Corcovado.

A postagem repercutiu, em especial após a resposta do prefeito de Encantado. Em seu post, escreveu “sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e nossa culinária maravilhosa”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cinco paraísos que a região esconde; veja fotos e vídeo

Calvi saiu tão por cima na resposta que o próprio Paes se convidou para a inauguração do Cristo. “A gente sentiu a malícia na brincadeira, mas mantivemos o tom amistoso. Acho que o prefeito do Rio de Janeiro está até mais famoso agora, depois de ter comentado sobre nosso Cristo Protetor”, comenta Calvi, em meio ao riso. As mídias do mundo todo publicaram notícias relacionadas à construção do Cristo, e repercutiram as comparações feitas pelo prefeito do Rio. “Agora, vamos inventar aqui o ‘cacetinho de açúcar’, já que é coisa de gaúcho chamar o pão de cacetinho”, complementa Calvi, ainda em tom de brincadeira.

A OBRA EM PARTES

LEIA TAMBÉM: Cascatas e parques: seis destinos para se aventurar perto de Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.