Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Nesta sexta

7º BIB comemora 179 anos com formatura de militares

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

O aniversário de 179 anos do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) é comemorado nesta sexta-feira, 14, com uma formatura de militares de cada subunidade no pátio do regimento, em Santa Cruz do Sul, às 10h30. Na cerimônia, amigos do Batalhão receberão o diploma do mérito Gomes Carneiro. Como homenagem ao desempenho do então 17° Batalhão de Caçadores na Guerra do Paraguai e no Cerco da Lapa, o 7° BIB conservou o 14 de maio como data de seu aniversário.

A origem da unidade é mais antiga, remete a 1631, quando foi criado o Terço da Bahia, em Salvador. Era uma organização militar com o intuito de defender a colônia portuguesa na América do Sul. O 7º BIB, com outras denominações, teve participação importante em conflitos históricos, como a Guerra do Paraguai e a Revolução Federalista. Em 1894, no episódio conhecido como Cerco da Lapa, o coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, então comandante da unidade, foi morto. Posteriormente, passou a ser o patrono do 7º BIB.

LEIA MAIS: 7º BIB faz treinamento simulado em Vera Cruz

Publicidade

Há ainda outras participações relevantes, como na Revolta do Contestado, combate à Coluna Prestes, Revolução de 1930 e Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. O 7º BIB foi transferido para Santa Cruz do Sul em 2004. Três anos depois, militares da unidade foram enviados ao Haiti, na missão de paz da ONU. Em 2009, a Associação de Oficiais Militares de Santa Cruz do Sul (AOMSCS) inaugurou um memorial alusivo ao 8º Batalhão de Infantaria Motorizado, unidade que precedeu o 7º BIB.

Em 2013, foi implementado o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), em uma nova sede no quartel. Já em 2014, 300 integrantes da unidade atuaram em operações da Copa do Mundo em Porto Alegre e na pacificação da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Outros 128 militares voltaram ao Haiti em mais uma força de paz. Em 2016, o 7º BIB serviu nas operações de segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM: 7º BIB realiza cerimônia pelo Dia do Exército

Publicidade

Importância econômica

O 7º Batalhão contribui na economia santa-cruzense tanto por meio de seus militares da ativa quanto pelos inativos e pensionistas, por influência direta no consumo de produtos e serviços, seja no comércio, no mercado imobiliário, em matrículas nas instituições de ensino (creches, escolas, universidades e escolas de idiomas) ou na realização de serviços de saúde. O 7º BIB também agrega com suas contratações e aquisições, em grande parte realizadas junto às empresas da região, de forma especial nas cooperativas agrícolas como Coopasvale, Coopervec, Cooprova e Coopersanta.

LEIA TAMBÉM: 7º BIB auxilia moradores atingidos pela chuva

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.