Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BASQUETE

União Corinthians vence o Flamengo e volta a ser campeão brasileiro

Único festejou em Brusque a conquista do segundo título nacional Foto: Emanuel Kulka/CBB

A equipe do Stock Med/União Corinthians é campeã do Campeonato Brasileiro de Basquete. A grande decisão ocorreu na noite deste sábado, 22, na Arena Brusque, em Santa Catarina, contra o Flamengo/Blumenau. Comandada pelo treinador Athos Calderaro, o União Corinthians dominou o jogo e superou a equipe catarinense por 80 a 68.

Como campeão, a equipe de Santa Cruz do Sul fica mais próximo de uma possível vaga na próxima edição do NBB, a Liga Nacional, chamada de Novo Basquete Brasil, a elite do basquetebol brasileiro. A decisão cabe à Federação. “O título não dá vaga, mas atende algumas necessidades/exigências da liga na questão de organização, entre outros”, esclareceu o diretor de basquete do Único, Diego Puntel.

O jogo

A equipe do Stock Med/União Corinthians começou bem na partida, abrindo 7 a 0 nas primeiras jogadas. Faltando pouco mais de seis minutos para o fim do período, o time de Santa Cruz abria dez pontos de diferença, com 16×6. Ralfi Ansaloni, com 9 pontos, Ícaro Parissoto e Rafael Paulichi, ambos com sete pontos, foram os maiores marcadores nos primeiros dez minutos, e o União Coritnhians venceu o primeiro período por 25×14.

Publicidade

O Flamengo reagiu no segundo período, e diminuiu a vantagem para cinco pontos faltando sete minutos para o fim do segundo período: 28×23.

O União Corinthians não conseguiu manter o ritmo do primeiro período e o Flamengo passou à frente na metade do segundo quarto. A equipe de Blumenau fez 12 pontos em sequência, e saiu de um placar de 28×20 para 28×32 em pouco mais de dois minutos.

Mas o time do Único conseguiu voltar para o jogo e devolveu dez pontos em sequência, e faltando um minuto e meio, com uma cesta de três pontos de Enzo Cafferata, o Único voltava a estar na frente, por 38 a 36.

Publicidade

A diferença de dois pontos continuou até o fim do segundo quarto, com o União Corinthians indo para o intervalo com dois pontos na frente do Flamengo: 40×38.

No segundo tempo, Cafferata, cestinha da partida com 22 pontos, e Ícaro Parissoto mantiveram o ritmo do Único. Na metade do terceiro quarto o time de Santa Cruz abria oito pontos: 45 a 38, faltando 4’55”. O período terminou com cinco pontos de vantagem do clube gaúcho, 58 a 53.

No último período da partida, o União Corinhtians manteve a concentração e aproveitou a posse de bola. O Flamengo jogava em velocidade para tentar virar o placar, e perdia arremessos. A vantagem chegou a onze pontos. No minuto final, o União Corinthians estava oito pontos na frente. A equipe apertou a marcação e aproveitou os rebotes, e ao final da partida a equipe de Santa Cruz do Sul venceu o jogo por 80 a 68, sagrando-se campeã nacional pela segunda vez, após ter conquistado a Liga Nacional de Basquete em 1994.

Publicidade

A festa dos jogadores ocorreu ainda na quadra da Arena Brusque, em Santa Catarina, palco da final. O elenco do União Corinthians retorna para Santa Cruz do Sul neste domingo, 23.

Treinador se emociona após a conquista

Athos Calderaro é extremamente identificado com o União Corinthians. Com história no clube desde a infância, foi atleta e treinador das categorias de base, e consagra-se como treinador do time adulto na conquista do título brasileiro de 2021.

Em entrevista após a grande vitória contra o Flamengo, o técnico campeão gradeceu a família pelo apoio e mandou recado aos santa-cruzenses: “Santa Cruz merece. Quro agradecer a diretoria, o Diego (diretor do União Corinthians) que montou o grupo fantástico. É muita emoção. Tenho uma vida inteira no basquete, sempre lutando, com muita dificuldade, recebendo muitos ‘nãos’ e hoje somos campeões do Brasil. O Campeão voltou!”, comemorou o treinador do União Corinthians.

Publicidade

Elenco campeão:
Enzo Cafferata
Ícaro Parissoto
Ralfi Ansaloni
Leonardo Jacon (Lelê)
Rafael Paulichi
João Marcos Ramos
Leonardo Assmann
Bernardo Moller
Nicolas Rodrigo de Souza (Nicão)
Vinícius Malachias
Camilo Gonzatti
André Luis Dos Santos
Athos Calderaro

Estatísticas do jogo

Melhores pontuadores:
Enzo Cafferata – Único – 22 pontos
Ralfi Ansaloni – Único – 21 pontos
Ícaro Parissoto – Único – 20 pontos
Adyel Borges – Flamengo – 14 pontos

Rebotes:
Lelê – Único – 13
João Pedro – Flamengo – 12
Andrezão Silva – Flamengo – 10
Rafael Paulichi – Único – 6

Publicidade

Assistências:
Enzo Cafferata – Único – 8
Ícaro Parissoto – Único – 8
Rafael Paulichi – Único – 5
Cristhyã Fernandes – Flamengo – 5


CAMPEONATO BRASILEIRO DE BASQUETE – FINAL
UNIÃO CORINTHIANS X FLAMENGO

PRIMEIRO TEMPO
1º Quarto: União Corinthians 25×16 Flamengo
2º Quarto: União Corinthians 40×38 Flamengo
SEGUNDO TEMPO
3º Quarto: União Corinthians 58×53 Flamengo
4º Quarto: União Corinthians 80×68 Flamengo

STOCK MED/UNIÃO CORINTHIANS
Titulares:
Enzo Cafferata, Ícaro Parissoto, Ralfi Ansaloni, Lelê e Rafael Paulichi;
Técnico: Athos Calderaro

FLAMENGO BLUMENAU
Titulares:
Deonta Stocks, Gabriel Henrique , Vinícius Villela, Andrezão Silva, João Pedro;
Técnico: André Germano

Árbitros: Guilherme Locatelli, Ramiro Marques e Maria Claudia
LOCAL: Arena Brusque – Brusque-SC

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.