Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Curta filmado em Sinimbu vai passar nos Estados Unidos; veja trailer

Cenas foram filmadas junto aos antigos prédios da família Wink, em Linha Rio Grande | Fotos: Letícia Pacheco

Os famosos casarões da família Wink, em Linha Rio Grande, Sinimbu, exibidos em reportagem da Gazeta do Sul na edição do último fim de semana, serão vistos por milhares de pessoas durante o 48º Festival de Cinema de Gramado, que começa neste mês. As construções serviram de cenário da sequência inicial do curta-metragem Fragmentos ao vento: 1945, selecionado para a Mostra Gaúcha de Curtas.

A produção do diretor Ulisses da Motta será exibida entre os dias 19 e 22 pelo serviço de streaming Canal Brasil Play, tendo em vista que pela primeira vez o festival ocorre de maneira virtual. Além disso, o curta estará na 13ª edição do Los Angeles Brasilian Film Festival – o Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento ocorrerá de 21 a 25 de outubro.


O diretor explicou que o filme é a primeira parte de um longa-metragem que contará a história de uma família no decorrer dos últimos 100 anos, chamado Fragmentos ao vento. A expectativa é de que o projeto esteja pronto em três ou quatro anos. “A ideia é que possamos contar a história de uma família, começando nos dias de hoje e indo para o passado, até chegar na década de 1920”, comentou Motta. Segundo ele, o curta que estreia em Gramado deve percorrer o circuito de festivais até 2021.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Museu colonial vai ser reaberto em Sinimbu

Fragmentos ao vento: 1945 conta a história de Senhorinha, uma mulher negra que vive junto a uma colônia de imigrante alemães oprimidos pela ditadura do Estado Novo. A protagonista é vivida pela atriz Paula Souza, e há cenas que percorrem locais turísticos com importante contexto histórico no Estado.


Em Sinimbu, a produção contou com moradores locais no elenco de apoio. Entre eles estão as meninas Lavínia Wendland e Gabriela Redieske, que participaram de testes. “Estou muito empolgada e feliz de trabalhar num filme profissional”, disse Lavínia. “Aproveitei ao máximo a chance de aprender com essa equipe maravilhosa.”

Publicidade

Entre os figurantes também estava Adair Class, que levou sua égua Cigana para participar das filmagens. “Nunca fui ao cinema”, revelou. “Não sabia que uma filmagem tinha tanta coisa envolvida.” Além de Sinimbu, as cidades de Montenegro, Santa Maria do Herval, Bento Gonçalves e São Leopoldo serviram de cenário para as filmagens.


Outro destaque da produção é a força feminina, presente não só no enredo, mas também por trás das câmeras. Mais da metade da equipe é formada por mulheres, que ocupam cargos importantes, desde a direção de fotografia e roteiro até a trilha sonora e som. “Igualdade de gênero é uma pauta levantada pelas profissionais do audiovisual. Há técnicas e artistas em todas as áreas da cadeia cinematográfica. Nossa equipe de câmera e elétrica é quase toda feminina”, ressaltou o diretor.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: graxeira no interior de Sinimbu conta a história da riqueza do interior

Publicidade

Estreia internacional

O Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, nos EUA, ocorrerá de 21 a 25 de outubro e é voltado ao público norte-americano. Serão exibidos longas e curtas-metragens produzidos no Brasil que se enquadrem em valores de produção internacionais. Em razão da pandemia, o evento será online e poderá ser assistido no mundo inteiro. Essa será a estreia de Fragmentos ao vento: 1945 em eventos estrangeiros

A produção do curta é da Colateral Filmes, Pé de Coelho Filmes e Ulisses da Motta, em parceria com Forno FX, Shogun FX e Ampli Studio. As prefeituras de São Leopoldo, Sinimbu e Santa Maria do Herval prestaram apoio institucional, cedendo espaços públicos para as filmagens. Já o apoio cultural é de Funny Feelings, Giordani Turismo, Studio Leo Zamper, Destak Móveis Rústicos e Locall.

Publicidade

Assista ao trailer do curta:

FICHA TÉCNICA

Fragmentos ao vento: 1945

Direção: Ulisses da Motta
Roteiro: Ulisses da Motta e Marina Cardozo
Produção: Eduardo Christofoli, Maiara Fantinel e Ulisses da Motta
Fotografia: Tiemy Saito
Arte: Gianna Soccol
Figurino: Mariane Collovini
Música: Clarisse Diefenthäler
Som: Roberto Coutinho e Raysa Fisch
Montagem: Alfredo Barros

Publicidade

Elenco: Paula Souza, Bruno Fernandes, Ursula Collischonn, Frederico Vittola, Marcello Crawshaw, Marcos Guarani, Maurício Schneider

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá sessão de cinema drive-in neste sábado

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.