Muitas pessoas ainda não sabem o que é Dropshipping, mas enquanto isso, outros empreendedores digitais já conhecem e estão se beneficiando deste modelo de negócio para trabalhar e construir uma empresa lucrativa em casa.
Ainda assim, algumas pessoas que conhecem esse modelo de negócio e não o praticam acabam se perguntando se o Dropshipping vale a pena.
Foi pensando nisso que trouxemos alguns detalhes do Dropshipping para você conhecer este modelo de empresa online que pode ser o seu próximo projeto.
Mas antes, vamos discutir um pequeno detalhe. Podemos dizer que Dropshipping vale a pena se você seguir o caminho certo e tomar boas decisões, mas você está preparado para trabalhar com este modelo de negócio? É capaz de correr algum risco para empreender ou prefere trabalhar em uma empresa que te dá segurança?
Tudo isso precisa ser pensado! Felizmente, o Dropshipping é um negócio que dá para ser praticado em paralelo a uma outra atividade que gera renda, até que ele comece a ser lucrativo o suficiente para te dar mais segurança.
Seja qual for a situação, é importante conhecer o que é dropshipping para decidir se ele vale a pena para você!
O que é Dropshipping?
O Dropshipping é um modelo de negócio em forma de loja virtual, onde o fornecedor das mercadorias tem uma parcela maior de responsabilidade na logística do empreendimento.
Além de fornecer os produtos, ele também é responsável por preparar o pedido e entregá-lo ao consumidor final.
Este é um modelo de e-commerce muito utilizado por empreendedores que não possuem espaço para criarem um estoque e não desejam se preocupar com a logística até que o produto chegue à casa do cliente.
Basicamente, o fornecedor da sua loja virtual terá maior participação nos lucros, fazendo com que você poupe tempo e trabalho, além de permitir que o seu modelo de negócio seja simplificado.
Agora que você já sabe o que é Dropshipping, podemos desdobrar este assunto para que você conheça como funciona este tipo de negócio.

Como funciona o Dropshipping?
A dinâmica da loja virtual em modelo Dropshipping é bem simples.
O empreendedor cria o seu espaço virtual, escolhe os fornecedores, expõe seus produtos e, quando o consumidor faz o pedido, automaticamente chega a informação ao fornecedor que prepara o pedido e entrega na casa do cliente.
A função da loja virtual é somente expor os produtos, receber os pedidos e fazer o atendimento ao cliente para que ele tenha uma boa experiência de compra.
Dito isso, vale lembrar que no Dropshipping, a loja virtual não precisa ficar responsável pelo estoque, nem todas as etapas de logística. No entanto, é sempre importante garantir uma boa comunicação com o seu fornecedor para que os produtos cheguem em bom estado e no prazo estipulado.
Existem outras boas práticas que fazem o Dropshipping valer a pena. Mas antes de falar delas, vamos discutir um pouco sobre as suas vantagens e desvantagens.
Dropshipping vale a pena? Vantagens e desvantagens
Para conhecer realmente o que é o Dropshipping você precisa saber as vantagens e desvantagens deste modelo de negócio. Isso é importante para que seja possível formar uma opinião sobre este tipo de venda e decidir se ele vale a pena ou não para você.
Sendo assim, confira algumas vantagens do Dropshipping abaixo:
- Sem necessidade de estoque
- Sem necessidade de se preocupar com logística
- Maior possibilidade de diversificação de produtos
- Flexibilidade no modelo de negócio
- Possibilidade de início imediato
- Diminuição dos custos da operação
- Menor investimento inicial
Já sobre as desvantagens do Dropshipping, podemos listar:
- Menor controle do processo de compra
- Problemas com fornecedores ruins
- Maior dependência dos fornecedores
- Erros de comunicação entre plataformas
- Produtos com um preço maior
- Atrasos nas entregas
Felizmente, as desvantagens do Dropshipping podem ser diminuídas se o empreendedor encontrar bons fornecedores. Abaixo, discutiremos um pouco sobre ações que vão te fazer ter sucesso neste modelo de negócio.

Como ter sucesso no modelo Dropshipping
É possível ter sucesso com uma loja Dropshipping e fazer este negócio valer a pena.
No entanto, não é indicado você começar nenhum negócio achando que vai dar tudo certo de primeira, pois é preciso aprender com o mercado para ir se adaptando até a sua loja virtual começar a vender muito e deixar seus clientes satisfeitos.
Felizmente, é possível já começar com uns passos à frente ao seguir dicas de quem já passou por todos estes processos e conhece muito bem esse tipo de negócio.
Defina o seu nicho de mercado
O seu nicho de mercado é o que vai te possibilitar ter um segmento e se dedicar a ele. Essa é uma forma de afunilar o seu público e ter a possibilidade de criar estratégias de marketing que convertem mais vendas.
Ter um nicho também é importante para saber quais são os melhores fornecedores e correr atrás de fazer bons negócios com eles. E é disso que se trata nossa próxima dica.
Escolha bons fornecedores
O modelo de Dropshipping depende muito dos fornecedores. Por isso, é fundamental que seus fornecedores sejam confiáveis para que seus clientes tenham uma boa experiência.
Procure saber quais são os melhores fornecedores do seu nicho, veja as avaliações de outros empreendedores e faça sua escolha com base nas experiências já relatadas.
Tenha um bom relacionamento com os fornecedores
Como os fornecedores são parte importante deste processo, é preciso valorizar aqueles que fazem um bom trabalho. Sempre que possível, encontre formas de estreitar o relacionamento, deixá-los satisfeitos com a parceria para conseguir cada vez mais vantagens e um serviço de qualidade para seus clientes.
Faça o teste dos produtos que vai oferecer
É importante se atentar à qualidade dos produtos. Se você vai vender, procure formas de conhecer estes produtos, converse com os fornecedores e verifique também as avaliações de quem já comprou para saber quais são os melhores a serem escolhidos.
Invista na sua loja virtual
A loja virtual é um recurso que fica completamente ao seu controle. Por isso, invista no design e nas facilidades que podem ajudar seus clientes a se sentirem satisfeitos com suas compras.
Portanto, aproveite para criar boas campanhas de marketing também em redes sociais e em outras estratégias para melhorar a conversão em vendas.
Invista no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é essencial em qualquer negócio. No modelo Dropshipping é possível que aconteça alguns problemas com fornecedores, então é importante criar soluções para que seus clientes se sintam seguros com seus pedidos e tenham uma boa experiência.
Estabeleça uma política de trocas, devoluções e prazos
Deixe bem claro as políticas de trocas, devoluções e prazos de entrega da sua loja virtual. Para isso, é preciso conversar com fornecedores e entender quais são as políticas deles para que você tenha as informações corretas para passar para o consumidor final.
Conclusão
O Dropshipping é um modelo de loja virtual que pode ser muito lucrativo para quem toma boas ações. Por isso, seguir as dicas que discutimos e buscar conhecimento é a melhor forma de fazer o seu negócio valer a pena.