A comunidade de Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul, tem um motivo especial para comemorar. A tradicional ponte de ferro da localidade foi liberada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul para o tráfego após a conclusão das obras de revitalização realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEOI), na última semana.
Interditada desde março do ano passado, a travessia centenária apresentava problemas estruturais e acentuado estado de deterioração, agravados pelas enchentes de maio de 2024, que comprometeram ainda mais a estrutura. Desde então, moradores e produtores rurais enfrentavam dificuldades para se deslocar, especialmente no acesso à Linha Borges de Medeiros — uma das principais ligações da comunidade.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz do Sul abre inscrições para estagiários; confira as vagas
Publicidade
A intervenção incluiu a substituição completa do madeirame, garantindo mais segurança para pedestres e para o tráfego de veículos leves, com até três toneladas, que já estão autorizados a utilizar a ponte. Os recursos empregados na revitalização são próprios da Seoi.
Além da liberação da pista, a reabertura da ponte significa também a superação de um período difícil para as famílias afetadas pelas enchentes. Durante meses, a interdição impactou a rotina de quem depende da travessia para trabalhar, estudar e acessar serviços essenciais. Cerca de 200 moradores foram afetados pelo bloqueio.
LEIA TAMBÉM: Hospitais de Santa Cruz recebem R$ 1,2 milhão para atendimentos
Publicidade
Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos irá instalar arcos na cabeceira da ponte, com a indicação dos limites de largura e altura permitidos, reforçando a segurança e a preservação da estrutura.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade