No mês de maio, os 140 anos da etnia italiana no Rio Grande do Sul são comemorados. Os imigrantes formaram um grupo muito notório no decorrer do século 19, quando a sociedade começou a apontar efetivamente para o fim do regime escravista. As primeiras colônias italianas formadas no sul do Brasil foram na região da Serra Gaúcha, nas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi.
Em Sobradinho, conforme Suzana Maieron Zasso e Gilson Puntel, representantes das entidades envolvidas, haverá comemoração durante o mês, começando nesta sexta-feira, 15. Às 18h será celebrada missa em homenagem ao aniversário de 1 ano do monumento ao imigrante italiano e a Arlindo Cella, na Capela Nossa Senhora da Consolação, no Campestre. No sábado, 16, às 12h, haverá almoço, no salão Paroquial Católico, a R$ 10,00. O cardápio será arroz com galinha no panelão, acompanhado de cucas.
Já na quarta-feira, 20, Dia da Etnia no Estado, as Bandeiras de Brasil e Itália serão hasteadas ao som dos Hinos das duas nações, às 8h, no 2º piso da Casa da Cultura. Também será lido o histórico sobre a etnia no Rio Grande do Sul. Às 9h, ocorre uma palestra com o professor Moacir Bolzan, de Santa Maria. Ele fala sobre a Imigração italiana, abordando aspectos gerais, fundação dos núcleos colônias e diferenças entre eles, elemento da identidade construída por italianos descendentes: italianidade e religiosidade. Por fim, a 4ª colônia e sua trajetória: fragmentação, emancipação e integração. A palestra ocorre na Câmara de Vereadores. Às 19h haverá missa em homenagem ao Dia da Etnia Italiana no Estado, rezada em italiano, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes. Mais tarde, às 20h30, tem jantar, no salão Paroquial Católico, cardápio variado, no valor de R$ 25,00. A renda será revertida para a reforma da Igreja.
A realização e coordenação do evento é do Comitê Municipal da Etnia Italiana e conta com o apoio da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Prefeitura de Sobradinho, Smecd e Casa da Cultura.
This website uses cookies.