Centro-Serra

1º Fórum Regional de Cultura foi sediado em Sobradinho

A tarde da quarta-feira, dia 28 de maio, foi marcada pela realização do 1º Fórum Regional de Cultura do Centro-Serra. Idealizado por Thomas Lenhardt, agente territorial de cultura (ATC) da região, o evento debateu e mostrou como as prefeituras e artistas podem elaborar projetos e captar recursos por meio de editais culturais.

No início do evento, houve falas de André de Jesus, coordenador da metodologia do Comitê de Cultura RS, e de Mari Martinez, coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, que participaram de forma on-line com suas contribuições sobre o tema.

Foto: Heitor Hissao

Representantes da área da cultura de 11 municípios (Arroio do Tigre, Sobradinho, Ibarama, Segredo, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Estrela Velha, Salto do Jacuí, Tunas e Cerro Branco) estiveram presentes no Fórum, sediado na Câmara de Vereadores de Sobradinho, onde elaboraram um plano de ação em conjunto para os próximos quatro anos, para que possam trabalhar de forma organizada os mais de R$ 2 milhões que serão disponibilizados para ações culturais. Também houve a participação de artistas da região, de gestores educacionais, de membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da população em geral.

Publicidade

Após as deliberações, foi acertada a criação de um curso gratuito de elaboração de projetos e captação de recursos, para o qual os moradores dos municípios abrangidos poderão se inscrever, em busca de deixar essas questões mais claras, bem como a efetivação de um cadastro municipal de artistas de todos os segmentos, por município, objetivando uma melhor organização e facilitando a busca por recursos para a região.

Fotos: Nuria Turcato

“Precisamos ajudar os gestores a administrar esses recursos, fazer com que isso chegue nas pessoas que necessitam e que elas peguem esses recursos. Então, eu estou muito feliz, porque os 11 municípios da região imediata que atendo, aderiram e vão receber os recursos”, salientou Thomas em entrevista à Gazeta.

Já tendo atuado como turismólogo na região, o agente também salientou a importância dos incentivos a longo prazo, dentro da área do turismo. “Eu sei o trabalho muito sério que eu comecei ano passado, e a ideia é continuar ele no turismo. Só que uma das formas da gente fomentar o turismo, é através das leis de incentivo de cultura. Tendo eventos no município, a gente traz pessoas de fora para ver. Então, precisamos que a cultura esteja forte, para a gente poder ter o turismo ainda mais forte”, declarou em entrevista.

Publicidade

Thomas em entrevista à Gazeta

As próximas etapas devem se concentrar no planejamento do curso gratuito, na preparação do II Fórum, que ocorrerá em 2026, e no alinhamento das metas com o lançamento dos próximos editais, em busca de unir os artistas, a população e as gestões municipais, visando uma cultura regional mais forte.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.