ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

33ª Oktoberfest encerra com público pagante de mais de 135 mil

ads3

ads4

A 33ª Oktoberfest de Santa Cruz, que iniciou dia 4 de outubro e se encerrou neste domingo, 15, segue entre os maiores eventos do Rio Grande do Sul. De acordo com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município na organização do evento, o público pagante do evento é superior a 135 mil pessoas, em 11 dias de cobrança de ingressos. O número fica abaixo do registrado em 2016, quando 160 mil pessoas prestigiaram a Festa da Alegria.

“Os dias de chuva intensa realmente prejudicaram a presença de público no Parque, mas mesmo assim, estamos muito satisfeitos com os resultados”, destacou o presidente da Assemp, Léo Henrique Schwingel, durante a coletiva de imprensa na tarde deste domingo, 15. Durante a semana, a Assemp vai divulgar números finais da Festa da Alegria, de público e consumo de alimentos e bebidas.  

ads6 Advertising

Publicidade

Durante 12 dias, o Parque da Oktoberfest reservou aos visitantes uma intensa programação artística e cultural, dentro do tema da 33ª edição: Arte, Tradição e Fé. Foram dezenas de apresentações de danças folclóricas, no Pórtico e no Palco LIC, dentro do Projeto Arte em Movimento; rondas folclóricas pelo parque; bandas itinerantes; jogos germânicos; Torneio de Stocksport; Encontro de Corais; celebrações religiosas; aulas de gastronomia e língua alemã; e Olimpíada Rural.

Os dois desfiles de carros alegóricos, realizados nos dois domingos, 8 e 15 de outubro, reuniram mais de 2,5 mil figurantes e cerca de 70 mil espectadores no centro da cidade. “É uma das atrações mais esperadas pelos visitantes e pela comunidade e que novamente foi um grande sucesso. Só temos a agradecer a todos que prestigiaram”, completa Marquardt.  

ads7 Advertising

Publicidade

Os visitantes da 33ª Oktoberfest tiveram a oportunidade de prestigiar diversas apresentações que tinham como intuito evidenciar as tradições dos imigrantes alemães. Entre as novidades desta edição estava o Projeto Arte em Movimento, classificado como parte artístico-cultural de evento no sistema Pró-Cultura RS da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O objetivo era resgatar e apresentar atividades incorporadas à cultura alemã, com destaque para as linguagens artísticas como a dança, a música e o teatro. No total, o projeto contou com cerca de 90 apresentações e teve o apoio do Centro Cultural 25 de Julho, Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz e projeto Bandas Típicas, bem como o patrocínio da Philip Morris.  

Olimpíada  

ads8 Advertising

Publicidade

“A Olimpíada Rural tem por finalidade promover a integração social entre as equipes, estimular o espírito participativo e desenvolver aspectos culturais e recreativos”, declarou o presidente da festa, Djalmar Ernani Marquardt.   A grande campeã geral ficou a equipe União, seguida do Futebol Clube Rio Pardinho, Linha Nova, São José e Juventude. Como premiação, os grupos receberam troféus. Na classificação por modalidade venceram: Juventude (Bolão de Mesa), Avante (Bola Presa), Aliança (Corrida de Saco), F.C Rio Pardinho (Corrida Carrinho de Mão), Rio Pardinho – Mercado das Pulgas (Trocar Roda de Carroça), Linha Nova (Serrar Lenha) e União (Cabo de Guerra). Cada equipe recebeu troféu e medalhas para cada atleta. A atração cultural foi promovida pela 33ª Oktoberfest em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, apoio da Lifasc e patrocínio da Sicredi Vale do Rio Pardo.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta