Primeiro dia do evento foi marcado pela presença do sol, favorecendo visitas à Praça Getúlio Vargas. Programação segue até dia 10
A sexta-feira ensolarada, 1º, foi motivo de muita festa na Praça Getúlio Vargas. O clima ameno favoreceu a presença de um grande número de visitantes no primeiro dia da 35ª Festa do Livro e da 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul. Pela manhã, os livreiros já recepcionaram os primeiros clientes. E encerraram a tarde celebrando o movimento de público.
O anoitecer chegou ao evento trazendo ainda mais alegria, com a abertura oficial da feira, com a presença de autoridades e lideranças regionais. A cerimônia foi marcada com a entrega de placas para a escritora homenageada Marli Silveira, atual presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, e para o professor Elenor Schneider, escolhido como Personalidade Incentivadora da Leitura. Em seguida, o palco principal foi ocupado pelo declamador Eduardo Bicca e pelo acordeonista Renan Goulart, que apresentaram o espetáculo “Um Sopro de Poesia”, um recital musical.
LEIA TAMBÉM: Festival Pratas da Casa realiza segunda edição em Santa Cruz neste domingo
Publicidade
Durante a abertura, o secretário municipal de Cultura, Douglas Albers, destacou que, um dia antes da abertura oficial, o público já estava presente enquanto os livreiros montavam as bancas. “É impressionante, foi um dia de muitas vendas, o que mostra que a comunidade comprou a ideia. Temos muitos leitores na cidade”, afirmou.
O diretor do Sesc Santa Cruz do Sul, Fabrício Gianezini, apurou que cerca de mil pessoas haviam passado pela praça antes de abertura oficial. “Temos tudo para realizar uma das melhores feiras, ainda mais com o tempo colaborando”, ressaltou.
Com o tema “Abra livros, abra o mundo”, a programação segue até o dia 10 de agosto, próximo domingo. A expectativa é superar o público das últimas edições e passar de 30 mil visitantes. As atividades do fim de semana podem ser conferidas na página 7 desta edição. A 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e a 1ª Festa Literária Internacional são uma realização do Sesc Santa Cruz do Sul e da Prefeitura. Contam com o patrocínio de Corsan e apoio cultural de Sindilojas Vale do Rio Pardo, Sebrae, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Foconet e Associação Pró Cultura de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
A identificação da Gazeta com a Feira do Livro é histórica, ao longo de todas as 35 edições, e por muitos anos a empresa foi inclusive uma das realizadoras. Neste ano, a equipe de jornalistas da Redação Integrada protagoniza aquela que nomeia como a maior cobertura de todas.
LEIA TAMBÉM: Início da Feira do Livro e outras atrações; veja a agenda do fim de semana
Mais de uma dezena de repórteres, fotógrafos, comunicadores e equipe de redes sociais se movimentará diariamente, nos três turnos, para contar tudo a leitores, internautas e ouvintes. Ao lado de reportagens na Gazeta do Sul e no Portal Gaz, a Rádio Gazeta FM 107,9 transmitirá vários de seus programas ao vivo da Praça Getúlio Vargas. Como enfatiza o supervisor de Jornalismo da emissora, Lucas Malheiros, os programas “Sala do Cafezinho”, “Chá da Uma”, “Rádio Saúde” e o quadro “Alô Comunidade”, do programa “Rede Social”, vão visitar a festa da leitura.
Publicidade
Vitor Zandomeneghi, um dos livreiros mais conhecidos do Estado, está de volta à feira do livro de Santa Cruz com o melhor da literatura para todas as idades, especialmente para os fãs de cultura pop. A Banca do Livro marca presença no evento há mais duas décadas.
O motivo disso, segundo Zandomeneghi, é a presença do público. Na sua avaliação, Santa Cruz é um município que investe em educação. E o reflexo disso está na feira e em seu público seleto. “As pessoas têm apreço pelo livro e pela feira. Como livreiro, percebo que elas comparecem ao evento. Por isso a expectativa é a melhor possível”, afirma.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.