ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

4.0 é alerta, não festa exponencial

O planeta está cozinhando. Precisamos cortar a emissão de CO2 pela metade, usar a energia de forma menos nociva e conectar os temas políticos, sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais na mesma discussão para que possamos criar estratégias mais robustas frente às mudanças do mundo.

Vivemos intensamente a era 4.0, que quebra paradigmas e promove a descontinuidade de quase todos os modelos vigentes até agora em nosso planeta. “Inovação”, “disrupção” e termos como “exponencial” viraram moda, mas nossas pesquisas de campo mostram que poucas pessoas realmente sabem o que são esses termos, suas origens e o que significam na prática.

ads6 Advertising

Publicidade

No meu vocabulário, após estudos no Finland Futures Research Centre, troquei os termos inovação por transformação, disrupção por possível descontinuidade e exponencial por sustentável.

Ecossistemas de inovação fervilham de novidades, novas startups nascem a cada dia e discursos colonizadores povoam as redes tentando determinar nosso futuro ou nos convencer de que a tecnologia é a base do novo mundo e o centro de tudo no momento atual que vivemos.

ads7 Advertising

Publicidade

A razão pela qual a mudança se tornou acelerada tem a ver com os alertas que insistimos em não ouvir, que avisam o mundo da urgência para reverter o atual estado. Seremos 10 bilhões de pessoas e tornou-se  insustentável o modo como vivemos. Os novos tempos trazem claros anúncios da extinção de indústrias e negócios fomentados apenas pelo capitalismo predador, que geram impactos negativos no planeta.  

O que me surpreende é o quanto as pessoas embarcam massivamente nos novos credos da era 4.0. Fórmulas-padrão, discussões rasas, decretos, previsões e distopias por todos os lados.

ads8 Advertising

Publicidade

O Brasil está muito mal colocado no ranking de inovação do mundo. Talvez porque nossa lição de casa seja parar de copiar, ampliar nosso olhar e criar macroestratégias para que o país e os negócios sejam capazes de criarem uma real transformação para ser capaz de responder aos desafios do novo mundo.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta