Oktoberfest

40ª Oktoberfest movimentou R$ 60 milhões e recebeu 420 mil visitantes

A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município na realização da Oktoberfest, divulgou, na tarde desta quinta-feira, 27, os números oficiais da 40ª Oktoberfest e Feirasul 2025, realizadas de 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro, em Santa Cruz do Sul. De uma maneira geral, os números apontam um leve crescimento com relação ao público e consumo.

De acordo com a Assemp, os eventos reuniram um público circulante (no Parque da Oktoberfest e na cidade), durante os 12 dias, de aproximadamente 420 mil pessoas, levando em consideração todos que acessaram gratuitamente o parque na noite de abertura, nos horários de gratuidade, no Dia da Maturidade Ativa e Dia da Criança, além dos cinco desfiles temáticos e festivos realizados no centro da cidade.

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar registrou 25 ocorrências durante a 40ª Oktoberfest

Publicidade

O consumo de bebidas e alimentação, controlado via sistema de cashless (Oktober Karte), registrou a comercialização de 201.189 itens de alimentação durante a Festa da Alegria, ficando um pouco abaixo dos 203.273 registrados em 2024. Já o consumo de chope teve uma alta de 18 mil litros com relação ao ano anterior, passando de 186,4 mil litros para 204 mil em 2025, estabelecendo o novo recorde do evento. “O aumento do consumo comprova a decisão acertada por uma cervejaria local, da Heilige, que atendeu à demanda em qualidade e quantidade, contribuindo para o sucesso da Oktoberfest”, destacou o presidente da Festa da Alegria, Mathias Bertram.

O consumo de água, refrigerante, sucos e energético também segue em alta, superando os 48 mil litros (2023) e os 62 mil litros (2024) de não alcóolicos em todo o período da Festa da Alegria. Em 2025, foram 70,1 mil litros consumidos em 12 dias de festa. “Esse acréscimo também é muito positivo, principalmente pela ótima parceria que tivemos com a Fruki, uma empresa da nossa região”, salientou Bertram.

Agricultura Familiar

Outra área de destaque na Oktoberfest foi a Feira da Agricultura Familiar, que esteve em novo local (próximo ao Pórtico Principal) e com área para degustação de produtos. O espaço, que teve o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, registrou um aumento de 33% nas vendas com relação ao ano anterior. Em 2025, foram comercializados R$ 841.818,00, superando o valor de R$ 633.303,00 de 2024.

Publicidade

Oktoberfest em números:

  • 420.000 visitantes no parque e na cidade
  • 110.000 pessoas assistiram aos desfiles temáticos e festivos
  • 6.000 pessoas desfilaram
  • 5 shows nacionais
  • 6 palcos
  • 201.189 itens de alimentação
  • 204 mil litros de chope
  • 70,1 mil litros de não alcóolicos (refrigerante, água, suco e energético)
  • 88 apresentações de danças, com 1.300 dançarinos de 30 cidades
  • 50 pontos de alimentação e bebida
  • Mais de 150 bandas, totalizando mais de 700 músicos
  • 172 apresentações musicais
  • 167 expositores da Feirasul
  • Geração de empregos estimada: 5.000, entre diretos e indiretos
  • 310.000 seguidores nas redes sociais
  • R$ 60 milhões de movimento econômico estimado na cidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA OKTOBERFEST

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.