Encontro serviu para tratativas visando o 4º Congresso de Academias de Letras, em Santa Cruz do Sul, em 2024 | Foto: Rossyr Berny/Divulgação/GS
Uma comitiva da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul esteve em Porto Alegre na quinta-feira, 14, à tarde para participar de reunião da Academia Rio-grandense de Letras (ARL), na sede dessa entidade, na Rua dos Andradas. O encontro teve como propósito a organização do 4º Congresso Estadual de Academias de Letras, a ser realizado em Santa Cruz do Sul nos dias 22 e 23 de novembro de 2024.
LEIA MAIS: Santa Cruz deve receber 4º Congresso Estadual das Academias de Letras
A reunião de quinta-feira foi conduzida pelo escritor Airton Ortiz, presidente da ARL, e o grupo santa-cruzense foi liderado pelo escritor José Alberto Wenzel, presidente da Comissão Organizadora do congresso. Wenzel integra as duas entidades. A academia de Santa Cruz ainda foi representada pelo jornalista Romar Rudolfo Beling, presidente da entidade local, e pelos acadêmicos Lissi Bender, Gil Kipper, Dogival Duarte e Marli Silveira, que, a exemplo de Wenzel, também é membro da ARL.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Academia Centro-Serra de Letras nomeia novos membros correspondentes
A atividade teve transmissão online, para acompanhamento de todas as demais academias de letras em atividade nas diversas cidades e regiões de todo o interior do Rio Grande do Sul.
O encontro em Porto Alegre serviu para a discussão de assuntos relacionados à programação do congresso a ser realizado em novembro de 2024 em Santa Cruz. As edições anteriores ocorreram em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo, pela ordem. Por essa razão, representantes da Academia Passo-Fundense de Letras se fizeram presentes, compartilhando a experiência da organização do congresso, em 2022. O evento é estruturado em parceria pela entidade da cidade-sede e pela ARL.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Gurnah, Nobel de Literatura de 2021, vai à África real
Conforme José Alberto Wenzel, que preside a Comissão Organizadora da edição que terá Santa Cruz como sede, o tema em torno do qual devem ocorrer palestras e debates é “ Academias: Memória e Comunicação “. Um motivador a mais é o fato de em 2024 transcorrerem os 200 anos da imigração alemã para o Rio Grande do Sul. Wenzel ressalta que o papel das academias de letras, ao integrarem escritores voltados aos mais diversos gêneros de texto, é contribuir para a preservação da memória das suas comunidades (e das mais diferentes etnias que formam o cenário social gaúcho). Em simultâneo, por sua dedicação à escrita e ao fomento à leitura, as mesmas academias fomentam a comunicação, difundindo o legado histórico, a memória, junto às gerações atuais e às do futuro.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.