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6ª CRE seleciona três projetos para Mostra Científica

Mesmo com a chuva volumosa registrada nessa quarta, o Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest esteve lotado de visitantes que foram conferir a 6ª Mostra Regional de Projetos. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, que reuniu representantes de 50 escolas dos 18 municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). O tema que norteou as apresentações dos 96 trabalhos foi Sustentabilidade e tecnologia para transformar.

Desse total, 30 receberam medalhas, e um de cada nível de ensino – Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio – foi escolhido para representar o Vale do Rio Pardo na Mostra Científica Estadual, em Porto Alegre, no mês de novembro. O evento começou por volta das 8h30, com cerimônia de abertura e apresentação do grupo do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul. Além de estudantes, professores e demais representantes das instituições de ensino, estiveram presentes autoridades do município e da região.

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De acordo com o titular da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o protagonismo dos estudantes foi o grande destaque. “Os projetos têm muita criatividade, inovação e também aquele espírito empreendedor dos nossos jovens”, afirmou. Moura disse ainda que o compartilhamento de aprendizagens é um dos maiores ganhos da educação. “Um dia de muita interação entre as diferentes áreas do conhecimento. Todos aprendem um com o outro e isso é muito bacana, além de todo o evento em si.” 

Integrante da equipe avaliadora da Mostra de Projetos, a assessora de Gestão de Pessoas da 6ª CRE, Lilian Santos, explicou que os principais critérios para avaliação dos trabalhos são originalidade, relevância social, sustentabilidade e protagonismo estudantil. “Não precisam necessariamente possuir grandes ações, mas mostrar um processo de conscientização e criatividade”, apontou.

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Ainda segundo Lilian, por vezes a escolha se torna difícil em razão da variedade de projetos bem elaborados. “São trabalhos maravilhosos. E ver o brilho dos alunos é a melhor parte.”

O amor de dois alunos pelo tradicionalismo

Quem participou da 6ª Mostra Regional de Projetos possivelmente notou um vestido de prenda em tons de vermelho e branco que estava exposto aos visitantes. O traje pertencia ao trabalho de Milena Marques e Eduardo Figueiredo, estudantes do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost, que fica no interior de Rio Pardo. Com muito amor pelas tradições gaúchas, os alunos apresentaram o projeto A significância das danças tradicionais na vida dos jovens.

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A partir da criação de um grupo de danças gaúchas na escola, o projeto tem como objetivo fazer com que alunos de todos os níveis reconheçam a importância do envolvimento com o meio artístico gaúcho. “Queremos proporcionar essa vivência aos nossos colegas, porque para alguns é inviável ir até um Centro de Tradições Gaúchas”, explicou Milena. Mesmo em pouco tempo, a proposta já garantiu grande êxito, disse Eduardo. “É uma forma de conscientizar os jovens, mas também levar o que nós amamos para dentro da escola.”

A meta agora é levar o amor pelo tradicionalismo para Porto Alegre. “Vai ser um momento importante, mas já estar realizando isso em nossa escola é perfeito para nós”, ressaltou Milena. Eduardo quer que essa iniciativa se torne algo enraizado na João Habekost. “O objetivo é expandir ainda mais o projeto, para que se torne algo de todos e fique marcado na história da instituição.”

Milena Marques e Eduardo Figueiredo compartilham projeto para despertar o interesse de jovens pelas danças tradicionais gaúchas

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Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

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