Festival Santa Cruz de Cinema

8º Festival Santa Cruz de Cinema divulga jurados e curtas da Mostra Olhares Daqui

A organização do Festival Santa Cruz de Cinema, que ocorre de 9 a 13 de junho, divulgou os três curta-metragens participantes da Mostra Olhares Daqui na edição de 2025. “A Balada de um Artista em Extinção”, de Vitz Almeida e Maurício Bremm; “Garimpo”, de Paloma Jahnke e Dener Augusto; e “O Inquilino”, de Jordana Beck, são as produções santa-cruzenses selecionadas e que vão abrir as noites de sessões no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Considerado um dos principais festivais de curta-metragem do Brasil, o evento contará com quatro profissionais do meio audiovisual como jurados. A produtora e diretora Gisele Hiltl; o colecionador, pesquisador e cineasta, Glênio Póvoas; o jornalista, escritor, roteirista e produtor, Renato Dornelles, e a produtora de cinema, artista visual, gestora cultural e professora, Pepi Gonçalves, diretamente do Uruguai, serão os responsáveis por escolher os vencedores que levam o Troféu Tipuana nas 14 categorias de premiação.

LEIA TAMBÉM: Allan Souza Lima receberá o Prêmio Tuio Becker no Festival Santa Cruz de Cinema

Publicidade

A programação do festival contempla a Mostra Nacional, com 12 curta-metragens, a Mostra Gaúcha, com seis produções e a Mostra Olhares Daqui, com três filmes locais, todas em competição. Novidade nesta edição, dando a arrancada no projeto de internacionalização do Festival Santa Cruz de Cinema, está a Mostra Pantalla, que a partir de uma parceria inédita com o Departamento de Maldonado, no Uruguai, vai exibir quatro produções (“El visitante”, de Lucía Nieto; “Floren”, de Abril Osores; “No piensen en mi”, de Lorenzo Baldi; e “Figuración”, de Delfina Herrera Coraza) que participaram do Festival Internacional de Cine de Punta del Este.

LEIA TAMBÉM: Araci Esteves será a homenageada do 8º Festival Santa Cruz de Cinema

Também em destaque, a Rodada de Negócios é mais uma novidade implementada em 2025, realizada pelo Festival em parceria com o Santa Cruz Polo Audiovisual, e exclusiva para seus associados. A atividade conta com players nacionais do mercado, com o propósito de promover conexões e valorizar projetos desenvolvidos no interior.

Publicidade

Mostra Olhares Daqui

A BALADA DE UM ARTISTA EM EXTINÇÃO
Direção: Vitz Almeida e Maurício Bremm

GARIMPO
Direção: Paloma Jahnke e Dener Augusto

O INQUILINO
Direção: Jordana Beck

Publicidade

Mostra Pantalla

EL VISITANTE
Direção: Lucía Nieto y Floren de Abril Osores

FLOREN
Direção: Abril Osores

NO PIENSEN EN MI
Direção: Lorenzo Baldi

Publicidade

FIGURACIÓN
Direção: Delfina Herrera Coraza

Jurados

Gisele Hiltl

É produtora e diretora formada em Comunicação Social. Em 1985, criou a NGM Produções, com estrutura de estúdio e realizações especiais em palco, televisão e cinema, onde trabalhou em produções como “O Quatrilho”, “Anahy de Las Misiones”, “O Dia em que Dorival encarou a Guarda” e “Barbosa”. Coordena, desde 2017, o Conexões Gramado Film Market, do Festival de Cinema de Gramado.

Publicidade

Glênio Póvoas

Mestre e doutor em Comunicação. Professor universitário, publicou livros sobre cinema gaúcho e atuou como programador do Cine Santander Cultural. Codirigiu o curta “Passageiros”. É coordenador do Portal do Cinema Gaúcho, projeto da Cinemateca Paulo Amorim, da qual é presidente. Em 2024 lançou o “Dicionário de filmes gaúchos – Longa-metragem 1911-2022”.

Renato Dornelles

Jornalista, escritor, roteirista, produtor e sócio-diretor da Falange Produções. Codirigiu e roteirizou os longas “Central – O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil” e “Olha Pra Elas”. Foi roteirista das séries documentais de TV “Retratos do Cárcere” e “Violadas e Segregadas” e de oito curtas. É autor dos livros “Falange Gaúcha”, “A Cor da Esperança” e “Paz nas Prisões, Guerra na Ruas”.

Irene (Pepi) Gonçalves

Produtora de cinema, artista visual, gestora cultural e professora. Integrou a primeira geração da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños (EICTV). Pioneira do movimento de Arte Urbana no Uruguai, atuou como produtora e diretora de arte em filmes publicitários. Participou do ressurgimento do cinema uruguaio. Promoveu o Proanima, primeiro cluster de animação e videogame do país. Leciona em escolas de cinema da América Latina e trabalha na consolidação de um Polo Audiovisual na região leste do Uruguai.

LEIA MAIS SOBRE O FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.