Regional

A emancipação trouxe autonomia administrativa e abriu caminhos para a evolução de Vera Cruz

Por Gilson Becker, prefeito, e Angelo Hoff, vice-prefeito de Vera Cruz

Vera Cruz está comemorando o seu aniversário de 66 anos de vida político-administrativa nesse sábado, 7 de junho. Esse período é próprio para celebrarmos os resultados do movimento emancipacionista que foi liderado por oito ilustres vera-cruzenses em 1958 e 1959. A emancipação foi determinante para desenhar uma nova história de desenvolvimento e prosperidade para a nossa comunidade. Ela trouxe autonomia administrativa, criou o senso de pertencimento à nossa cidade e abriu caminhos e novos horizontes para a evolução do município.

A antevisão, as expectativas e os bons presságios que dominaram nossa comunidade naqueles anos se confirmaram, felizmente. Não contamos mais com a presença física dos líderes Jacob Blész, Arno Hepp, Alvino João Schmitt, Ari Ernesto Gruendling, Ilgo Adi Henn, Norberto Otto Wild e Armindo Losekann e o secretário Osvaldo Kurtz, mas podemos confirmar e sermos todos testemunhas de que na dimensão econômica, social e cultural eles estavam certos, e que a obra e os sonhos que cada um deles idealizou são uma realidade.

Publicidade

Mesmo com os desafios diários e as limitações impostas à administração municipal, temos muitos motivos para comemorar. Vejamos os indicadores populacionais, econômicos, educacionais, de saúde pública e de obras de infraestrutura que estão fortalecendo Vera Cruz como a terceira potência econômica do Vale do Rio Pardo, em todos os indicadores.

Evidenciamos um crescimento populacional acima da média do Estado e da região. Isso consolida que o nosso município tem sido um destino migratório para muitas famílias de várias regiões do Estado, que enxergam aqui um local acolhedor e próspero para se viver. Esse fenômeno naturalmente traz consigo necessidades de ampliações e qualificação constante nos serviços prestados na saúde e na educação, por exemplo.

Na dimensão econômica, experimentamos um ciclo de crescimento constante. Nos últimos oito anos, triplicamos o Valor Adicionado Fiscal (VAF). Apenas na região da rodovia RSC-287 – como o exemplo mais visível –, neste exato momento, temos 14 novas plantas industriais se instalando ou ampliando suas estruturas. Somadas ao fortalecimento das agroindústrias, aos novos serviços sendo ofertados, à expectativa de novos pequenos, médios e grandes investimentos privados que estão em tratativas para se instalarem aqui, o que nos dá a convicção de estarmos no caminho certo, o da manutenção do crescimento seguro no próximo período.

Publicidade

Nesse contexto, obras de infraestrutura para prepararmos o município para a próxima década estão sendo realizadas. A construção da barragem de Dona Josefa dará a segurança hídrica na oferta de água nos períodos de estiagem. A pavimentação de 100% das ruas urbanas afastará de vez o barro e a poeira e trará mais qualidade de vida para a população. A pavimentação dos trechos do interior do município levará esse mesmo benefício para o interior.

A construção e a ampliação de escolas e a construção de novas Emeis estão sendo planejadas e executadas para mantermos a lista de espera por vagas zeradas. A reforma e a construção de estruturas de saúde, além da contratação de profissionais, buscam igualmente a qualidade de atendimento merecida para a população. Ciclofaixas na ERS-409, no Rincão da Serra, abertura de novas Emeis rurais, novo acesso pavimentado na saída da Linha Número Um, são outros exemplos de ações importantes do Município.

Para finalizar esse rápido recorte do desenvolvimento do município, é necessário também resgatarmos nossas origens. Como seria bom se os líderes emancipacionistas pudessem estar aqui observando todas as conquistas, que só são possíveis porque acreditaram na criação do município de Vera Cruz. Se os familiares e os descendentes desses ilustres vera-cruzenses estão porventura lendo essas linhas, sintam-se orgulhosos e homenageados no dia de aniversário de Vera Cruz.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.