ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

A propósito do Natal

No rescaldo do Natal de 2020, resgato a experiência familiar, mesmo porque o evento envolve sobretudo o contexto da família. O ano atípico, com regras sanitárias e restritivas em pleno vigor, não permitiu participação na celebração religiosa, mas sim festividade do núcleo familiar, embora em número mais reduzido, e ainda assim expressivo, a começar pela presença de quatro netos, três deles ainda pequenos, o que, por si só, torna o ambiente mais emblemático e feliz.

É evidente, assim, que a grande marca viria a ser a presença do Papai Noel, garantida por um “Bom Velhinho” ao lado de uma Mamãe Noel, trazendo bela mensagem e, como não podia deixar de ser, representando o seu papel principal de grande presenteador. E, diante da realidade atual de os pequenos terem grande número de padrinhos, além dos pais, e poderem estar acompanhados dos avós e mesmo de bisavó, não se escapou de uma autocrítica interna sobre exagero nos presentes, a tal ponto de os pequerruchos se sentirem perdidos diante de tanta oferta.

ads6 Advertising

Publicidade

Outro momento interessante ficou reservado para o segundo dia de Natal, que em outras épocas tornava-se feriado no interior da nossa região de colonização alemã, onde as famílias se visitavam para continuar o festejo natalino e ver o presépio feito nas casas. Neste ano, por ser sábado e situar-se entre o Natal e o domingo, passou a ser um meio feriado, mas já não se repetiram tanto essas visitas, como foi possível conferir, não só pelo impedimento da pandemia, mas porque a tradição se perdeu.

Porém, ao menos na casa em que nasci, e hoje sob os bons cuidados da irmã Melita, na Linha Santa Eugênia, distrito de Monte Alverne, manteve-se a iniciativa de montar o tradicional presépio, com pinheirinho ainda nativo e todas as peças que representam o nascimento de Jesus e a formação de um ambiente idílico de campo, incluindo gramados, animais, estradas e até cascata de água emoldurando o espetáculo. Se não foi visitado pelos vizinhos, teve a apreciação de filhos e netos, que não deixaram de comparecer, tendo inclusive mais um a caminho.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta