ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

A Viela de Santa Cruz (I)

Na próxima quarta-feira, Santa Cruz do Sul comemora 138 anos de emancipação política e administrativa. A separação da Freguesia de São João de Santa Cruz do município de Rio Pardo havia sido autorizada em 31 de março de 1877, em ato do vice-presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, João Dias de Castro. Mas a instalação só ocorreu em 28 de setembro de 1878.

O ato de fundação aconteceu na primeira sede do governo municipal, na esquina das ruas São Pedro e Taquarembó (atuais Marechal Floriano e 28 de Setembro). A casa alugada pertencia a Henrique Schütz. Antes de abrigar a administração, fora sede do Deutsche Schule (hoje Colégio Mauá). Atualmente, é ocupado pela Drogaria Santa Cruz.

ads6 Advertising

Publicidade

O primeiro conselho havia sido eleito em 5 de agosto de 1878 e era integrado por Joaquim José de Brito, Carlos Trein Filho, Jorge Júlio Eichenberg, Roberto Jaeger, Germano Hentschke e José Lopes Simões. Pedro Werlang não esteve presente e foi empossado na sessão seguinte.

Na época, não havia a figura do prefeito. Os municípios eram comandados pela Câmara Municipal. Os vereadores elaboravam as leis, determinavam obras e autorizavam a abertura de novos negócios, entre outras atribuições.

ads7 Advertising

Publicidade

(CONTINUA)

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta