ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Aapecan promove campanha para doação de medula óssea

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Santa Cruz do Sul (Aapecan) relançou a campanha “Você já pensou em ser um Super-Herói?”, com o foco de convocar pessoas para o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Será no dia 16 de junho, na sede da entidade (Rua Dorval Martins, nº 249), com apoio do Hemocentro de Santa Maria. A busca de doadores é para a usuária da entidade, Franciele Pinto, 13 anos de Santa Cruz do Sul. 

As coletas realizadas podem não ser compatíveis com nossos usuários, mas podem salvar outras vidas. A amostra de sangue fica no banco de dados no Registro dos Doadores de Medula (Redome), do Ministério da Saúde, até os 60 anos do doador.

Publicidade

Para ser um doador voluntário, é necessário preencher um cadastro e ter uma amostra de sangue coletada (de 5 a 10 ml) para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado no banco de dados. Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, o doador será convocado para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se poderá doar a medula.

Publicidade

Para se tornar um doador é preciso:
Ter entre 18 e 54 anos de idade
Estar em um bom estado geral de saúde
Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue
Ter documento de identidade em mãos

Publicidade

© 2021 Gazeta