Categories: Regional

Ação de limpeza no Rio Taquari visa alertar para a conscientização

O mutirão de limpeza no Rio Taquari, no sábado, 2, pela manhã, marcou a participação de Venâncio Aires na 10ª edição do projeto Viva o Taquari Vivo, que teve a participação de forma simultânea de outros municípios da região. A Capital do Chimarrão aderiu ao programa pela segunda vez, juntamente com as cidades de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. 

A concentração da equipe, que teve o envolvimento da Defesa Civil de Venâncio Aires, Secretarias de Cultura, Esportes e Turismo, Meio Ambiente, Obras e ainda representantes da Escola Estadual Mariante, foi na rampa de concreto da Santinha. Como o rio estava cheio, a coleta se concentrou às margens da Avenida Beira-Rio, principal via da localidade.

Durante o período de duas horas, um grupo de cerca de 20 pessoas recolheu 267 quilos de material. Destes 133 de plástico, 77 de vidro, 32 de metal e 25 quilos de madeira. O gerente da Corsan de Venâncio Aires, Ilmor Dörr, foi um dos participantes da coleta, inclusive auxiliou os colegas em locais de difícil acesso. “É muito lixo que retiramos em meio às árvores próximas ao rio. As pessoas precisam se conscientizar e preservar um bem que é de todos nós”, ressalta.

Publicidade

O grande objetivo da ação é chamar a atenção para o estado em que se encontra o principal recurso hídrico da região e como a comunidade pode ajudar na preservação do rio, um local importante para o desenvolvimento do Município e também para o lazer dos moradores da localidade e arredores. Inclusive uma boa parte do barranco localizado próximo à Escola Mariante cedeu, causando preocupação a quem passa no local. “É preocupante. Caminhões pesados transitam aqui todos os dias e o asfalto pode ceder em pouco tempo”, disse a vice-diretora da escola local, Sinara César Maria. Todo o lixo foi recolhido, ensacado e levado pela equipe de Obras da Prefeitura num caminhão caçamba.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.