Regional

Ação trocará brinquedos por mudas na região; entenda

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) inicia, nesta semana, o primeiro projeto da Agenda Ambiental Cisvale 2030. A ação “Uma árvore por um brinquedo” irá distribuir mil mudas de árvores nativas em dez municípios da região. Essa proposta conta com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e irá beneficiar mil crianças, que receberão os brinquedos arrecadados a partir da iniciativa.

A escolha do projeto dialoga com o momento atual, justifica o presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker. “Nossa proposta era começar os projetos ainda neste ano. Já que estamos em período de preparação para o Natal, nada mais justo que realizar uma ação social junto com o plantio das mudas de árvores”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Cisvale fará concurso para definir slogan da agenda ambiental 2030

Publicidade

Conforme o presidente, a conscientização para o cuidado e o respeito ao meio ambiente – preceitos que fazem parte da Carta de Princípios lançada com a Agenda Ambiental Cisvale 2030 – começa com a educação. “Assim, uma grande parte das iniciativas envolve as escolas. Por meio dos alunos e do debate ambiental na comunidade escolar, chegaremos até as famílias para conseguirmos criar um novo comportamento”, complementa Becker.

A Afubra doou as mudas de árvores nativas que serão entregues nos dez municípios que aderiram à iniciativa. A distribuição das plantas ocorrerá no dia 4 de dezembro. Cada município irá organizar a troca, que precisa ser finalizada até 12 de dezembro. Os brinquedos serão distribuídos na semana que antecede o Natal, entre 18 e 22 de dezembro.

Os municípios participantes são Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Minas do Leão, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde e Vera Cruz.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Enart arrecada 4 mil brinquedos durante evento

Comissão Especial de Acompanhamento dos Projetos

Para dar continuidade às 30 ações propostas na Agenda Ambiental Cisvale 2030, o consórcio criou uma Comissão Especial de Acompanhamento dos Projetos. O grupo, formado pelos técnicos das pastas de meio ambiente dos municípios consorciados, tem a missão de elaborar e validar regulamentos e a execução das propostas.

Atualmente, a comissão atua na elaboração do edital do projeto de criação do slogan da agenda. O objetivo é criar um concurso que envolva a comunidade regional para que se pense em uma frase de impacto, chamada de slogan, para dar nome à agenda, sendo incorporada à marca de todos os projetos.

Publicidade

O edital deve ser lançado em fevereiro de 2024, próximo ao retorno das aulas na região, para também alcançar a comunidade escolar do Vale do Rio Pardo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.