Construções e reformas exigem atenção redobrada quando há proximidade com a rede elétrica. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram um aumento expressivo de acidentes no setor: foram 94 ocorrências de choque elétrico registradas em ambientes de construção civil em 2024, com 56 mortes. Em 2023, haviam sido 42 casos, dos quais 28 resultaram em óbito, um crescimento de 55% no total de acidentes.
Entre os casos mais frequentes estão os de trabalhadores que encostam em fios ao movimentar andaimes, vergalhões e outros materiais metálicos. O alerta é da RGE, distribuidora do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul, que reforça a importância de planejamento e uso adequado de equipamentos de proteção durante obras.
LEIA TAMBÉM: Campanha reforça importância da prevenção contra hepatites virais; saiba onde fazer o teste
Publicidade
“Os números expõem uma realidade que trabalhamos permanentemente para reverter por meio da nossa campanha Guardião da Vida. A proximidade de estruturas e equipamentos com os fios de energia coloca em risco não apenas os trabalhadores, mas também quem está ao redor”, afirma Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do grupo
Entre as principais recomendações da RGE estão: manter distância da rede elétrica ao manusear objetos metálicos, evitar a movimentação de máquinas pesadas próximo a cabos de energia e redobrar os cuidados com pintura de fachadas, especialmente em andares superiores. A distribuidora também alerta para os riscos de ligações clandestinas e instalação de antenas próximas à fiação, que podem causar choques fatais.
LEIA TAMBÉM: Unisc é contemplada pelo programa RS Talentos para formar profissionais em áreas estratégicas
Publicidade
Confira as dicas da RGE para garantir segurança durante obras e reformas:
Mais informações e orientações estão disponíveis no site www.guardiaodavida.com.br e no canal “Guardião no Zap”, pelo WhatsApp (19) 2042-1572. O serviço oferece dicas em tempo real sobre segurança elétrica, sem solicitar dados pessoais.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.