Duas ações com foco voltado para a preservação do Meio Ambiente foram realizadas na manhã de sábado, 20, na Praça Getúlio Vargas. Durante a iniciativa, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS) e a Central de Recebimento de Pneus e Resíduos Eletrônicos (Crepel), em parceria com a Recilux e o Projeto Verde é Vida da Afubra, promoveu o recebimento de lâmpadas fluorescentes usadas, eletrônicos, pilhas e baterias inservíveis e a distribuição de mudas e orientação de plantio de árvores nativas.
O evento contou com apoio de toda a comunidade local que recebeu material informativo com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a forma correta de descarte desse tipo de material. Foram recolhidas 312 lâmpadas de diversos tamanhos, nove TVs, duas impressoras, cinco CPUs, um monitor, 8 quilos de pilhas, dois pneus e 13 celulares. E quem levou lâmpadas para o descarte, recebeu uma muda de árvore nativa do Projeto Verde é Vida da Afubra, além de orientações sobre o plantio. Foram entregues, aproximadamente, 100 mudas de árvores nativas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, o principal objetivo é mostrar que existe uma lei para o descarte de lâmpadas – a Lei 12.305/2010 rege que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são responsáveis pela logística reversa. “O comerciante deveria receber as lâmpadas usadas de volta e realizar o descarte correto que não prejudicará o Meio Ambiente. Se colocarmos as lâmpadas em um aterro, estas contaminarão o solo. Nosso objetivo é mostrar a maneira correta de fazer, conscientizar e educar.”
Publicidade
A bióloga da SMMASS, Daniela Silveira, enfatizou que foi a primeira edição desta iniciativa. “Avaliamos que a ação foi um sucesso. Existe a intenção dos parceiros em realizar uma nova ação ainda este ano, o que será planejado nas próximas semanas. O principal objetivo é orientar a população quanto ao descarte correto dos resíduos especiais/perigosos e não a quantidade de resíduos coletados, visto que é uma atividade para a estimular a conscientização permanente e não pontual.”
Parceiros da iniciativa
Os representantes da Recilux, Elton Velho e Jairo Correa, destacaram a importância desta atividade. “O objetivo foi mobilizar e orientar a população para o descarte consciente, pois as lâmpadas não podem ir para o lixo devido aos resíduos tóxicos.”
Publicidade
Consciente sobre o uso correto e descarte das lâmpadas, Irineu Welker, morador de Santa Cruz do Sul, frisou que todas as lâmpadas contém mercúrio. “Este material vai para o solo. Guardei as lâmpadas por um bom tempo para depois fazer o devido descarte e assim proteger o meio ambiente.”
Coordenador do Projeto Verde é Vida, Márcio Guimarães, destacou as parcerias que tornam o evento ainda mais significativo. “Quanto mais forças se unirem em busca de um mesmo objetivo, mais resultados positivos surgem. É uma semente que está sendo lançada e a iniciativa é louvável.”
Publicidade
This website uses cookies.