Com a temática Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desenvolve atividades relacionadas à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A coordenação é do professor Wolmar Alipio Severo Filho, do curso de Química. O objetivo é promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a reflexão, a troca de experiências, a curiosidade científica, a percepção transversal de temas fundamentais à humanidade e a inovação.
Os eventos ou atividades ocorrerão até o próximo domingo. Nesta quinta-feira, 20, um dos destaques é o painel O Petróleo no Brasil, do descobrimento até os anos atuais, prospecção, produção e indústria petroquímica, com o professor Giovan Kronenberger, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A palestra começa às 19h15, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc.
LEIA TAMBÉM: Feira de Ciência da Unisc destaca a inovação e sustentabilidade
Estão em desenvolvimento, ainda, ações distintas nas diferentes linhas de atuação dos grupos de pesquisa da universidade. As atividades visam estimular a interação de estudantes e professores de escolas e instituições de ensino da região de abrangência com pesquisadores, profissionais de universidades e de empresas e público em geral. O objetivo é promover a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, para a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável.
A ideia também é contextualizar e problematizar informações visando o estímulo ao método científico nas diversas áreas do conhecimento e fomentar debates acerca da trajetória científica do Brasil ao longo de sua formação e consolidação enquanto nação, sobretudo nos últimos dois séculos. Da mesma forma, se busca realizar discussões acerca do papel da mulher na ciência.
LEIA TAMBÉM: Unisc abre inscrições para curso gratuito em Pedagogia
Agenda da Unisc
- Exposição da evolução de ciências e tecnologias ambientais – Até esta sexta-feira, 21 (itinerante).
- Leituras inovadoras acerca dos 200 anos de produção literária no Brasil (ciclo de palestras). Nesta quinta-feira, 20, nas escolas da rede básica de ensino de Sinimbu.
- Palestra O Petróleo no Brasil, do descobrimento até os anos atuais, prospecção, produção e indústria petroquímica, com o professor Giovan Kronenberger, do IFRJ. Nesta quinta-feira, 20, às 19h15, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc.
- Palestra Sustentabilidade em cooperativas de catadores de materiais reciclados, com Alessandra de Quadros. Nesta sexta-feira, 21, das 17h30 às 18h30, com transmissão pelo canal do YouTube da Unisc.
- Palestra A independência de um leitor crítico: O que a ciência tem para nos dizer?, com a professora Rosângela Gabriel. Em novembro, nos dias 8 (manhã) e 9 (noite) no Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Santa Cruz do Sul (Escola Pública Municipal).
- Palestra O acesso à informação: dependência ou independência, com a professora Rosângela Gabriel. Nesta quinta-feira, 20, às 13 horas, no Colégio Santo Antônio, no município de Estrela.
- Palestra Ferramenta IdeiaWare: apoiando processos colaborativos para desenvolvimento de ideias e soluções em sustentabilidade, com os professores Rejane Frozza, Liane Mahlmann Kipper e Kurt Werner Molz. Nesta quinta-feira, 20, das 14 horas às 16 horas, na Unisc.
- 3ª Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia. Até 28 de outubro (on-line).
- Painel 200 anos de Ciência e Tecnologia na perspectiva do Plano Nacional de Pós-Graduação: de onde viemos e para onde vamos?, com a professora Flaviane Bolzan de Moraes. Em novembro (data a confirmar).
- Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022. Até esta sexta-feira, 21.
- Unisc leva à região Centro-Serra, Aprendizagem de Química de forma lúdica e atraente. Dia 11 de novembro, das 9 horas às 11 horas, na Praça Pública na Feira do Livro de Sobradinho.
- Palestra Uma empresa e colaboradores preocupados com a preservação ambiental, com o professor Wolmar Alipio Severo Filho. Dia 28 de outubro, das 11 horas às 14 horas, na Empresa América Tampas, de Venâncio Aires.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ