Alegria e emoção até o último minuto da 40ª Oktoberfest. Os sentimentos também se misturaram à sensação de dever cumprido evidenciada pela organização desta edição, que foi marcada por inovações. A expectativa de superar os 500 mil visitantes deve ser confirmada.
Na cerimônia de encerramento, na noite desse domingo, 26, no Palco Gazeta junto ao Pavilhão Central, a organização agradeceu apoiadores, patrocinadores, voluntários, parceiros, prestadores de serviços e visitantes. Tradicionalmente, o encerramento também marca o anúncio da data e tema da próxima festa. No entanto, segundo o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Leandro Vernier, em virtude do período eleitoral de 2026, as datas da 41ª Oktoberfest ainda serão definidas.
LEIA MAIS: Cerimônia no Palco Gazeta marca o encerramento da 40ª Oktoberfest e Feirasul
Publicidade
O presidente da Festa, Mathias Bertram, e o vice-presidente, Gilberto Eidt, enalteceram a confiança recebida. “Desde o início sabíamos que seria um ano emblemático. E vivemos momentos inesquecíveis, como, por exemplo, durante os desfiles em que tivemos o grande envolvimento da comunidade. O sucesso do desfile noturno também mostra que merece estar nas próximas edições”, ressaltou Eidt.
Mathias, por sua vez, salientou que a presença da Heilige como cervejaria oficial foi uma virada de chave na Oktoberfest. “Acredito que evoluímos, sempre com a confiança de todos que acreditaram nas ‘loucuras’ que pensamos para dar mais espaço, com qualidade, para a festa. Ter uma cervejaria local como a oficial é um exemplo dessas nossas inovações que deixamos como uma das marcas da 40ª edição.” Ele ainda acrescentou que deseja que a evolução da festa seja cada vez maior.
LEIA MAIS: Milhares de pessoas prestigiam os últimos dias da 40ª Oktoberfest
Publicidade
As soberanas, a rainha Rafaela Nicknig e as princesas Amanda Werner e Sofia Pretzel, destacaram que foram dias intensos e de muita alegria. “A sensação é de dever cumprido. Fizemos o melhor que pudemos. Saímos desta Festa pessoas diferentes e com o coração cheio de gratidão”, disse a rainha. Amanda e Sofia, em suas falas, ainda evidenciaram a união de esforços para garantir o êxito da edição.
Após a cerimônia, a banda Os Atuais animou o público que lotou o Palco Gazeta, uma das principais novidades desta edição da Oktoberfest.
O intenso movimento no Parque marcou o encerramento da festa. Rochelli Mahl, 44 anos, e a filha Amanda, 8 anos, vieram de Venâncio Aires ontem, ainda antes do meio-dia, para passear e se divertir. “É uma programação que vale muito a pena, porque tem muita opção para a diversão. O Parque estava muito bem organizado, com as atrações bem distribuídas”, avaliou Rochelli. A pequena Amanda também contou que aprovou os atrativos da festa, principalmente o Parque de Diversões e a exposição do 7º BIB.
Entre os maiores atrativos esteve a gastronomia. Diversos pontos no fim da tarde já estavam com os estoques no fim. Uma das iguarias típicas bastante procurada foi o pretzel. Milena Gehrke, que vende o produto na festa desde 2022, comemorou os bons resultados.
Publicidade
“Em todas as edições desde 2022 vendemos todo o estoque e neste ano não foi diferente. Vendemos 12 mil unidades dos dez sabores, entre doces e salgados, além de outros itens, como cuca, linguiça, torta alemã e a bolacha lebkuchen; o que nos deixa muito felizes”. Mylena acrescenta que o público cada vez mais busca viver experiências gastronômicas. “O público está mais seletivo e procura por qualidade. Os visitantes acabam selecionando pontos em que querem comer bem”, enfatizou.
Ainda sem os números finalizados, os cerca de 30 expositores do pavilhão da Agricultura Familiar saíram satisfeitos ao final da festa. Por volta das 17 horas, alguns estandes estavam com seus estoques de produtos esgotados. Entre eles, estava o da agroindústria de Jaqueline Lawisch, 48 anos, de Boa Vista.
Participando pela primeira vez da festa como expositora, ela se surpreendeu com a procura pelos seus pães e cucas. “Foi inesperado, tivemos clientes que compraram cinco, seis cucas de vez. Gostamos muito, tanto pelo grande movimento quanto pela experiência. Foi um aprendizado e teve até trocas de receitas com outros expositores. Ainda prospectamos novos clientes e agregou muito nossa renda deste ano”, disse. Ela ainda destaca que vendeu mais de 600 cucas nos 12 dias de festa e, se possível, quer retornar no ano que vem.
Publicidade
LEIA MAIS: Veja como foi a cerimônia de encerramento da 40ª Oktoberfest
O coordenador da Feira da Agricultura Familiar na 40ª Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa, enfatiza que a mudança de local, inicialmente, gerou apreensão, mas logo o público passou a se familiarizar com a nova localização do pavilhão que, de forma estratégica, fez parte da rota de saída de grande parte do público ao irem embora da festa. “O público visitava o Parque, fazia a sua festa, dançava, comia, bebia, se divertia, enfim, e ao retornar para casa, passava no Pavilhão para fazer as suas compras e o indicativo do sucesso era justamente a grande quantidade de sacolas brancas com compras sendo carregadas”, observou.
Ele destaca que, assim como na segunda semana, nos últimos dias também houve aumento de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “Ainda vai se apurar os valores de venda da terceira semana e o globalizado, mas com certeza vai ser bem maior, mas a nossa meta mesmo é a satisfação do turista, do visitante e dos agricultores que deixaram seus lares nessas três semanas de festa para comercializarem seus produtos na festa”.
Publicidade
This website uses cookies.