Adeus ao eterno ícone: conheça cinco filmes marcantes da carreira de Robert Redford
No dia 16 de setembro, a sétima arte despediu-se de um dos seus talentos mais icônicos. O ator Robert Redford faleceu, aos 89 anos, deixando uma lendária trajetória em frente e por trás das câmeras. Nascido em 18 de agosto de 1936, na Califórnia (EUA), Red-ford foi ator em 82 produções. Seu primeiro papel foi na série Mavericks, em 1960. No mesmo ano, participou de mais de dez seriados televisivos, e seguiu assim ao longo da década, fazendo participações em clássicos como Além da Imaginação, A Hora de Alfred Hitchcock e Os Intocáveis. Na telona, marcou presença no longa-metragem de guerra Obsessão de Matar, de 1962.
Sua era de ouro iniciou-se em 1969, com Butch Cassidy eSundance Kid, protagonizado ao lado de Paul Newman. A partir daí, estampou cartazes como astro em diversas produções. A partir de 1980, dirigiu seu primeiro filme, Gente como a Gente, mostrando talento nos bastidores.
Publicidade
Em meio à sua vasta e longa carreira cinematográfica, escolher cinco filmes torna-se uma tarefa difícil (e polêmica). Mas evidencia que Robert Redford é um ícone eterno.
1
2
3
4
Mais forte que a vingança (1972) – Redford brilha como o protagonista Jeremiah Johnson na primeira parceria com o diretor Sidney Pollack. Após testemunhar os horrores da Guerra Civil, Johnson decide isolar-se da civilização e muda-se para as montanhas. Ele aprende a sobreviver na natureza e encontra, em meio ao isolamento, a paz que desejava. No entanto, a tranquilidade é ameaçada e o montanhista se vê em uma trilha de vingança e violência. Uma performance marcante para deixar o espectador atento à tela. Disponível no Amazon Prime.
Butch cassidy e sundance kid (1969) – O icônico faroeste de George Roy Hill proporcionou ao público a parceria mais lendária do cinema, unindo Paul Newman e Redford. Butch (Newman) e Kid (Redford) são líderes da gangue do buraco, que ataca trens em busca de dinheiro. Tudo muda quando um bando é contratado para caçar e matar o grupo, especialmente os chefes. Newman pode ter filmado uma das cenas mais icônicas em cima de uma bicicleta, mas a performance de Redford é tão brilhante quanto. Kid é um personagem intrigante, silencioso e, acima de tudo, mortal. Disponível na plataforma Disney+.
Golpe de mestre (1973) – Redford e Newman unem-se novamente em outro clássico inesquecível dirigido por George Roy Hill. O ator vive Johnny Hooker, um golpista que acaba roubando um perigoso chefe do crime. Após ter seu parceiro morto pelo criminoso, ele une-se a Henry Gondorf (Newman) para realizar um audacioso golpe para vingar-se. Redford cativa o público com o desenvolvimento de Hooker, de um amador irresponsável até se tornar um verdadeiro profissional. E, ao lado de Newman, presenteia com um dos mais memoráveis golpes da sétima arte. Disponível na Amazon Prime e na Apple TV.
Todos os homens do presidente – O suspense político sobre o caso Watergate – que culminou na renúncia do presidente Richard Nixon – tornou-se um clássico não apenas pela direção tensa e afiada de Alan J. Pakula, mas pelo talento do elenco principal. Em especial Redford, que consegue encarnar um dos mais importantes jornalistas norte-americanos, Bob Woodward. O mega-astro convence como um repórter de classe média, dormindo em meio a jornais, no início de carreira que se vê diante de um dos maiores escândalos da política norte-americana. A obra está disponível na plataforma HBO Max.
Três dias do condor (1975) – Trabalhando novamente com Sidney Pollack, Redford aparece em um dos mais influentes filmes de suspense de espionagem já feitos. Ele vive Turner, codinome Condor, um investigador da CIA que precisa descobrir quem foram os responsáveis por matar toda a sua equipe. Caçado pelas ruas de Nova Iorque, o protagonista torna-se paranoico e desconfiado de toda e qualquer pessoa, mesmo aquelas que já conhece. Redford entrega uma atuação brilhante, demonstrando mais uma vez o poder do ator em manter o público atento enquanto a conspiração é desvendada. Veja no YouTube.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPPCLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA?CLIQUE AQUIE FAÇA AGORA!
Publicidade
Julian Kober
É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.