Encontro entre dirigentes das entidades, na segunda, faz parte de uma série de eventos que serão realizados até o final deste ano | Foto: Márcia Sarmento/Divulgação
Por Márcia Sarmento
Especial ADI Multimídia
As diretorias da Associação dos Grupos Regionais de Comunicação do Rio Grande do Sul (ADI Multimídia) e do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) se reuniram segunda-feira, 25, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, para um encontro sobre a atuação das entidades e serviços prestados, especialmente, no interior do Estado. Representantes dos jornais associados também participaram.
Participaram o presidente do Cremers, Régis Fernando Angnes, e o vice-presidente, Eduardo Neubarth Trindade; além da presidente da ADI/RS, Patricia Cerutti e outros integrantes da diretoria da associação. O evento faz parte de uma série de encontros que deverão ser realizados ainda durante este ano, aproximando a ADI Multimídia, empresas e entidades. Também estiveram presentes representantes da Agência Moove, que atende o Cremers.
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A presidente da ADI Multimídia, Patricia Cerutti, apresentou números relacionados aos impactos, abrangência e credibilidade dos cerca de 30 veículos de comunicação integrantes da associação nas comunidades onde estão inseridos.
O levantamento feito junto aos associados da entidade mostra que as publicações desses jornais alcançam, diariamente, 3,5 milhões de gaúchos, mantendo uma tiragem média de 137 mil exemplares/dia. Já quanto às redes sociais dos veículos, os números chegam a mais de 11 milhões de usuários no Facebook, 6 milhões no Tik Tok; 3,8 milhões no Instagram; quase 500 mil no YouTube e 6,5 milhões de acessos mensais em portais próprios.
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Eládio Dios Vieira da Cunha, diretor geral do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, fez um paralelo entre as missões da ADI Multimídia e o Cremers, na defesa da ética profissional. Ele ressaltou a liderança dos jornais que atuam no interior do Estado, relevantes para o exercício qualificado do jornalismo gaúcho. “Nossos jornais lutam pela defesa das nossas comunidades, e isso cria um vínculo com os leitores, já que se fala do dia a dia nas cidades. Isso contribui para o crescimento dos jornais locais.”
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O presidente do Cremers, Régis Angnes, destacou a importância dos veículos de comunicação. “É muito importante essa aproximação do Cremers com a imprensa, porque só dessa maneira o conselho pode se difundir pelo interior, mostrar o que deve ser feito, como deve ser feito e levar orientações sobre o trabalho médico e de fiscalização. É fundamental que a população saiba como agir para que possamos garantir ética e qualidade no exercício da medicina.”
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O médico falou do papel estratégico da mídia regional no relacionamento entre Cremers e comunidade. “Precisamos muito dos veículos de comunicação fazendo essa interface. Eles ajudam a levar a nossa palavra ao interior e, ao mesmo tempo, trazem as demandas da comunidade. Por exemplo, há casos de profissionais de outras áreas da saúde, não médicos, que têm efetuado procedimentos que deveriam ser realizados por médicos. Isso têm resultado em atendimentos malfeitos, com consequências graves. A imprensa regional pode nos auxiliar a divulgar informações relevantes sobre saúde à população”, avalia.
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O vice-presidente do Cremers, Eduardo Trindade, citou a importância da formação de qualidade na Medicina. “Precisamos de bons hospitais no Estado, que tenham condições de atender a comunidade”, alertou.
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Ele falou sobre o papel do conselho e a relevância da aproximação com os veículos de comunicação. “O Conselho Regional de Medicina é uma autarquia federal, organizada por lei federal. Muitas vezes as pessoas confundem, achando que se trata de uma associação ou um sindicato dos médicos. Na verdade, o conselho é um órgão formado por médicos com o objetivo de garantir a boa prática da medicina”, explicou.
Segundo Trindade, o avanço das redes sociais trouxe uma avalanche de informações e também de fake news, o que torna a atuação da imprensa ainda mais relevante. “Com essa dificuldade de confiança nas informações, é fundamental a aproximação do Cremers com os órgãos de comunicação locais. As pessoas sabem quem está veiculando a notícia e passam a confiar na informação. Por isso, os jornais e meios de comunicação do interior retomam cada vez mais a sua importância.”
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