Agency, ou agenciamento, é o nome da megacompetência do século 21, que começa em casa e na escola.
A capacidade de se autogerenciar, de se relacionar com outras pessoas e de tornar-se um cidadão planetário são as habilidades que, segundo ouvi em um workshop da Unesco na Finlândia há alguns anos, são as mais relevantes da próxima década.
Publicidade
Agenciamento significa a capacidade e a propensão de agir com propósito claro e é chave para o sucesso daqui para a frente. Adultos infantis, medrosos e vitimistas não terão mais espaço no novo mundo. Há milhares de novas oportunidades no planeta e abraçá-las exige desprendimento e coragem.
Agenciar-se significa ter a capacidade de influenciar o ambiente, seguir regras e rotinas sem jeitinhos, apropriar-se do potencial pessoal, lidar bem com as diferentes maneiras como somos percebidos pelos outros e, ao longo do caminho, mensurar ações que afetam resultados futuros.
Publicidade
O agenciamento é desenvolvido na escola e no ambiente profissional com aprendizagens combinadas, nas quais quem aprende tem espaço para cocriar, estabelecer seu ritmo e escolher o ambiente em que melhor aprende, o que nos liberta das salas de confinamento.
Ambientes de aprendizagem modernos são baseados em iniciativas nas quais os alunos podem mostrar o que sabem e progridem com base no domínio demonstrado. Tão limitadoras para a criatividade humana.
Publicidade
A escola e os negócios como conhecemos já estão em declínio acelerado. O modelo industrial está em xeque. A nova escola vem se adaptando a essa nova realidade e deve preparar melhor os profissionais para o futuro.
Pais e professores talvez ainda se sintam perdidos nesse processo, porque desconhecem os sinais do que vem pela frente. Aos poucos, os velhos moldes vão dando espaço a novos formatos, mais reais e mais saudáveis para a evolução natural de nossa espécie.
Liderar a si mesmo e tornar-se capaz de ser seu próprio agente de evolução e realização. Um luxo ao alcance de todos nós. Aproprie-se da sua jornada pessoal e profissional e apoie quem já está nesse caminho.
Publicidade