ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Agricultor colhe beterrabas gigantes em Santa Cruz

ads3

Eldor e Rosangela, ao lado dos filhos Natália e Felipe, com as beterrabas gigantes

ads4

Morador da localidade de Capão da Cruz, no interior de Santa Cruz do Sul, o agricultor Eldor Vogt, de 47 anos, foi surpreendido nesta semana ao colher em sua horta familiar duas beterrabas gigantes. Uma pesa 4,3 quilos e tem 69 centímetros de circunferência; a outra tem 4,25 quilos e 67 centímetros. Segundo Vogt, o tubérculo, que foi semeado em novembro, teve a primeira colheita no mês passado com a maioria das beterrabas com tamanho e peso desproporcionais – algumas, inclusive, chegando a ter entre um e dois quilos.

“Nos 23 anos em que trabalho e planto aqui, nunca tinha visto uma beterraba chegar a este tamanho. As primeiras que colhi em janeiro já eram grandes, mas estas últimas, que estavam passando do tempo na lavoura, me deixaram sem palavras. Vamos prepará-las e fazer uma salada. Pelo tamanho, com certeza vão render mais de uma refeição,” destaca.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Renda do tabaco permite que família invista na fruticultura em Santa Catarina

Apesar do aspecto exuberante do vegetal, Vogt garante não utilizar agrotóxicos ou outros insumos químicos, apenas adubação natural, o que fez com que outras hortaliças também apresentassem tamanhos acima do normal. “Antes utilizávamos somente o adubo químico, mas depois que substituímos pela cama de aviário, que é o esterco de galinha misturado com serragem, observamos que, além de serem mais saudáveis, estes alimentos estão com uma qualidade melhor”, relata. “Colhemos tomates e um único fruto chegou a pesar 400 gramas. E as cebolas brancas e roxas também estão bem graúdas.” A irrigação da horta é feita com a água de um poço artesiano existente na propriedade.

Curiosidade

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Repolho de quase 7 quilos é sorteado na programação da Rádio Gazeta

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta