Regional

Agricultores serão remunerados por práticas de preservação de nascentes em Venâncio Aires

O edital do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) foi aberto nessa quarta-feira, 10, em Venâncio Aires. A iniciativa busca selecionar as propostas de revitalização das nascentes do Arroio Castelhano e dos afluentes. O processo é desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e subsidiado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com parceria da Prefeitura. O edital pode ser acessado por este link.

Com a iniciativa, os produtores rurais poderão ser remunerados por práticas de preservação. Ao todo, serão selecionadas 25 propostas que incentivem a adoção de práticas sustentáveis, valorizem o patrimônio natural e promovam o desenvolvimento rural. O programa é uma forma de reconhecer e recompensar os agricultores que contribuem para a conservação e a melhoria dos ecossistemas.

LEIA TAMBÉM: Comitê Pardo ampliará recuperação das margens do Rio Pardinho; entenda

Publicidade

As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de fevereiro, diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Poderão participar da seleção pública pessoas físicas ou jurídicas que ocupem propriedade rural nas localidades de Deodoro, Santa Emília, Linha Brasil e Arroio Grande. A área deve estar inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, informou que após a inscrição serão realizadas visitas nas propriedades rurais, para análise da proposta encaminhada. Depois será aplicada a calculadora de PSA, que vai definir o valor anual pago ao agricultor, em função dos benefícios ambientais gerados para a bacia à qual pertencem as nascentes.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.