Categories: Geral

Agricultores usam vespas para combater ataque da lagarta no milho

Agricultores de Arroio do Tigre começaram a testar uma forma ecológica e com baixo custo para o controle biológico da lagarta do milho. Apesar da técnica já ser usada a três anos, em 2016 a adesão foi maior por parte dos produtores. O combate é feito com predadores naturais e de maneira rápida e eficiente. Neste ano já foram feitas encomendas para cerca de 15 hectares mas a perspectiva é implantar a técnica em 40 hectares de milho, segundo o escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

 

O técnico em agropecuária e chefe do escritório, Roberto Puntel Plasido, explica que é feita a utilização de vespinhas do grupo Trichogramma. Elas parasitam os ovos da mariposa da lagarta do cartucho antes da eclosão. Com isso, controlam a praga antes que sejam causados danos à cultura. O produto controla até 90% da infestação da lagarta.

Publicidade

 

A Emater faz a encomenda para os produtores, os quais devem fazer o pedido em até dez dias após a semeadura. Em uma semana chega o produto. Após deve ser feita a distribuição na lavoura. 

 

Publicidade

O chefe do escritório ressalta que, durante o ano de 2015 foram realizados Dias de Campo que incentivaram o uso da vespa. Diante disso e do resultado considerado satisfatório os produtores conseguem evitar o ataque da lagarta e atingir bons resultados no final da safra.

 

No município já foram plantados, cerca de 2.700 hectares de milho. Mas acredita-se, até o final da safrinha, serão totalizados 3.200 hectares da cultura.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.