ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Água retorna a localidades após dez dias de espera

ads3

ads4

Na área de serviço da casa da agricultora Íria Back, em Alto Boa Vista, interior de Santa Cruz do Sul, a pilha de roupa suja só cresceu nos últimos dez dias. Com um filho de 11 anos na escola e ela e o marido Albino trabalhando na lavoura, a família foi utilizando as roupas sem poder lavar. Íria acredita que será necessária uma semana de sol para colocar tudo em dia.

Na casa deles não havia água desde o temporal do dia 1º de outubro, que causou estragos por todo o Estado. Falhas na eletricidade, decorrentes da ventania, teriam provocado danos no sistema de captação e distribuição de água. De acordo com a Prefeitura, o problema se repetiu em pelo menos 120 residências em Alto Boa Vista e Monte Alverne. A situação só foi normalizada na manhã de ontem.

ads6 Advertising

Publicidade

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz, Anderson Mainardi, confirmou que o problema nas duas regiões tem ligação com danos causados pela falta de luz. “A bomba que capta água dos poços para a distribuição queimou. Depois foi o transformador. Já em Monte Alverne, o vento arrancou árvores que prejudicaram até a tubulação. O abastecimento só foi normalizado ontem.”

Mainardi informou que durante a pane seca, carros-pipa levaram água para o consumo das famílias. A área mais atingida foi Alto Boa Vista, onde 90 propriedades ficaram sem o fornecimento. Na parte alta de Monte Alverne, outras 30 famílias estiveram sem água. 

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta