Na próxima segunda-feira, 13, às 14h, acontece Assembleia Geral Extraordinária da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre. Na oportunidade será debatida a proposta de reforma política que será apoiada pela entidade frente ao Congresso Nacional e o Governo Federal. Prefeitos e representantes de Associações de Municípios são convidados a opinar sobre temas como o financiamento de campanha, a unificação das eleições e a duração dos mandatos. O prefeito de Venâncio Aires e presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Airton Artus, leva ao encontro a proposta debatida entre os prefeitos da região sobre quatro temas indagados pela entidade gaúcha.
O assunto foi debatido durante a última reunião da Amvarp, ocorrida na terça-feira, 09, em Santa Cruz do Sul. Os prefeitos aprovaram a proposta de prorrogação do atual mandato por mais dois anos frente a outras alternativas, como um próximo mandato de dois ou seis anos para unificar as datas de eleições em todo o país. Os líderes regionais também foram favoráveis ao fim das coligações nas candidaturas proporcionais e o financiamento privado de campanhas com regras sobre limites de valores.
Conforme Airton Artus, o posicionamento da região aconteceu por maioria e será levado à reunião da Famurs a pedido do presidente Seger Menegaz, que irá reunir as opiniões de todas as regionais.
Publicidade
This website uses cookies.